Quando decidimos passar férias no Paraná, imediatamente inserimos Foz do Iguaçu em nosso roteiro, pois era um sonho conhecer as tão famosas Cataratas do Iguaçu. Como muitos sabem, as cataratas possuem dois lados, o brasileiro com o Parque Nacional do Iguaçu, e o argentino com o Parque Nacional Iguazu (Puerto Iguazu, na Província de Misiones).
O lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu
Segundo as informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) (http://www.icmbio.gov.br/parnaiguacu/), as Cataratas são constituídas pelas quedas do rio Iguaçu (água grande em tupi-guarani). Até unir-se ao rio Paraná, são 18 km do rio que vence o desnível do terreno e tomba em quedas de até 80 m de altura, com largura aproximada de 2780 m. Segundo
consta, a formação geológica do acidente geográfico das cataratas se iniciou há cerca de 200 mil anos.
consta, a formação geológica do acidente geográfico das cataratas se iniciou há cerca de 200 mil anos.
Ainda conforme o Instituto, o rio Iguaçu possui 1200 m de largura acima das cataratas. Abaixo, ele se estreita em um canal de até 65 m. As Cataratas no território brasileiro tem uma largura total de cerca de 800 m. Já no lado argentino, a medida é de 1900 m. A altura das quedas de ambas varia de 40 a 80 metros.
A vazão média gira em torno de 1500 m3/s, 500 m3/s na época de seca e 8500 m3/s nas cheias. O maior volume de água se dá entre os meses de outubro a março. As cataratas brasileiras mais as argentinas possuem 19 saltos principais, sendo que cinco deles estão no lado brasileiro e foram denominados Floriano, Deodoro e Benjamin Constant, Santa Maria e União.
Nos arrependemos fortemente por não ter programado com antecedência a ida às Cataratas do lado argentino, aí nos faltou tempo. Mas avistamos parte dela, bem de longe, quando visitamos as Cataratas do lado brasileiro. Isso foi possível devido à disposição dos saltos das cataratas argentinas, que ficam dispostos para o lado brasileiro, por isso, mesmo que de longe, foi possível ver as cataratas argentinas a partir do Brasil. Mesmo assim, sugerimos que quem vai ao local, não deixe de se programar para visita-las, pois realmente são maravilhosas. Muitos brasileiros, inclusive, afirmam que elas são muito mais belas que as Cataratas do Brasil. Para mais informações sobre as cataratas argentinas, acesse o site (https://iguazuargentina.com/po/parque-nacional-iguazu).
O lado brasileiro das Cataratas, para nós, é belíssimo e foi muito emocionante conhecê-las. A cada passo que nos aproximava delas, nos enchia de emoção com os respingos das águas caindo sobre
nossa pele. Inclusive, foi necessário comprar as capinhas de plástico para nos proteger, pois a queda d’água é tão forte, que literalmente molha qualquer um. Durante o caminho que se faz andando até o centro das Cataratas, fomos conhecendo a vegetação local e encontrando mil e um cenários para registrar fotograficamente cada momento.
O Parque Nacional do Iguaçu, que foi inaugurado no final da década de 1930, possui o maior remanescente de floresta Atlântica da região sul do Brasil. Segundo o Instituto Chico Mendes, ele
salvaguarda uma preciosa biodiversidade que é composta por espécies representativas da fauna e flora brasileiras. Algumas, inclusive, ameaçadas de extinção como peroba-rosa, as belíssimas araucárias e na fauna, o jacaré-de-papo-amarelo, papagaio-de-peito-roxo, onça-pintada. Além desses animais, há diversas outras espécies que encontramos pelo caminho.
Por conta de toda a sua beleza paradisíaca e biodiversidade, em 1986 o Parque Nacional do Iguaçu se tornou a primeira Unidade de Conservação do Brasil estabelecida como Sítio do Patrimônio Mundial Natural pela UNESCO. A sua administração é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, órgão federal ligado ao Ministério do Meio Ambiente.
Uma dica muito importante é ir preparado para o passeio. É importante beber água durante o trajeto, usar protetor solar, repelente com frequência, capa de chuva, vestuário e calçados adequados para a caminhada. Outra dica importante que damos é, façam o máximo possível para visitar o local em época de baixa temporada. Fomos durante as férias escolares e estava muito cheio de turistas que caminhavam em passos bem curtos, as imagens já mostram. Isso nos dificultou um pouco, já que nossa filha, com dois anos, teve que andar todo o trajeto no nosso colo para não se perder na multidão. O Parque fica aberto diariamente de 9 às 17h. Para mais informações, acesse os sites (https://cataratasdoiguacu.com.br/; http://www.icmbio.gov.br/parnaiguacu/).
Sem dúvida, o passeio às Cataratas superou as nossas expectativas, voltamos ainda mais maravilhados por conta de toda a sua beleza que outrora víamos apenas por imagens. Indicamos
esse passeio e quando pudermos, voltaremos!
Clique no ícone para salvar esse e outros Pins
Perfeita descrição desse maravilhoso lugar ❤️
ResponderExcluirAgradecemos😁
ResponderExcluirLindas imagens!!
ResponderExcluirAgradecemos Desenvolva MENTE😁
ResponderExcluirAdoreu. Que lugar lindi. Muito bom o texto. Ótimas dicas. Obrigada!
ResponderExcluirQue bom que gostou!
ResponderExcluirIncrivelmente maravilhoso. Parabéns pelo seu trabalho!
ResponderExcluirQue lugar lindo! Amei!
ResponderExcluirFicamos felizes que gostou. Que bom ler isso. Espero que continue gostando😊
ResponderExcluirQue bom. Agradecemos 😘
ResponderExcluirLindo demais as cataratas !!!❤️
ResponderExcluirEsse arco-íris é permanente lá pela condição climática q a catarata oferece ?
Pois é. Esses arco íris aparecen em diferentes ângulos cataratas, constantemente. Eles são formados pela combinação das gotículas de água e a luz. Eles adornam com majestade todo aquele cenário. Agradecemos o seu retorno. Adoramos quando nos fazem perguntas 😁😘😘
ResponderExcluirÉ lindo mesmo nosso lado das Cataratas! 4x fui, e 4x não fui do lado argentino! 🤣 Mas na hora de chegar pertinho da queda, larguei a capinha e fui tomar um belo banho, pq além de estar um calorão, deu pra lavar a alma! ☺️
ResponderExcluirPasseio maravilhoso! Adoraria ir!
ResponderExcluirToda vez que vejo algo sobre as Cataratas, meu coração acelera. Que post maravilhoso, cheio de informações e fotos deslumbrantes. Quero, e preciso muito!, conhecer esse lugar.
ResponderExcluirUma foto mais linda do que a outra. Ótima dica sobre o passeio do safári. Nós fomos nos dois lados e adoramos também. Parabéns pelo post
ResponderExcluirSempre falo que Foz foi uma grata e maravilhosa surpresa!!! As Cataratas são muito lindas. Também não conseguimos ir do lado Argentino, mas é mais um motivo para voltar ;)
ResponderExcluirSabe que já cotei diversas vezes uma ida para Foz, mas sempre desisto por causa dos valores altos dos passeios… E para piorar só podemos viajar em alta temporada, e não me animo em pegar empurra-empurra pra ver as cataratas. Acabo me deliciando em matérias como a sua! Parabéns.
ResponderExcluirUm banho no calor é ótimo😁😁
ResponderExcluirÉ maravilhoso, vale a pena!
ResponderExcluirQue bom que gostou Lúcio. Vale a pena esse passeio. Encantador. Obrigada pela visita.
ResponderExcluirOlá Aline. Obrigada. Amamos esse passeio. Obrigada pela visita.
ResponderExcluirOlá! A alta temporada realmente tem esses inconvenientes, mas foi muito gratificante chegar lá depois aquele sacrifício. Que bom que gostou do texto. Obrigada pela visita.
ResponderExcluirQue lugar lindo! Ainda não conhecemos Foz mas deve ser uma viagem incrivel!
ResponderExcluirQue sorte pegar um dia lindo de sol nas Cataratas para ver arco-íris. Infelizmente quando estivemos aí estava nublado e não tivemos esta sorte, mas, mesmo assim, é um lugar fantástico que merece ser visitado! Amei!
ResponderExcluirSim! Essa sorte nós tivemos!!! Obrigada pela visita!
ResponderExcluirAh! Você vai se encantar! É maravilhoso!!
ResponderExcluirVerdade! Mais um motivo para voltarmos! Obrigada pela visita!
ResponderExcluirCataratas do Iguaçu, gigantes quedas d"água que são um fenômeno da natureza e um fenômeno de beleza!! Excelentes informações!! E as fotos aí neste blog retratam bem o quanto é magnífico o lugar!
ResponderExcluirAdorei o post, super completo!! Também gosto bastante das cataratas e com esse arco íris a paisagem ficou mais bonita ainda.
ResponderExcluirUm lugar que me encantou. O lado brasileiro das Cataratas é realmente lindo. Adorei reviver a emoção ao ler esse lindo post!
ResponderExcluirAdorei o post. Conheci o lago brasileiro das Cataratas há muito tempo atrás, mas pelo que li aqui, preciso voltar. Estava pesquisando para saber mais e achei seu post bem completo. Parabéns
ResponderExcluirEu amei esse post! Lembro que quando eu era criança meus avós moravam bem pertinho das Cataratas e eu passeava lá quase sempre. Vendo as fotos me deu muita vontade de voltar! 😍
ResponderExcluirDificil achar um post que eu ainda não tenha comentado amiga, rsrs
ResponderExcluirBrincadeiras a parte. AMO foz do Iguaçu, e as Cataratas está entre meus passeios favoritos!
Quero demais voltar e fazer o Macuco Safari e outros passeios que faltaram!
Grande beijo!
Vocês têm que voltar para visitar o lado argentino das Cataratas, com certeza! A diferença é gritante entre o lado brasileiro e argentino e, na terra dos boludos, você pode fazer passeio de barco chegando bem pertinho. Adoramos a experiência e dicas de vocês!
ResponderExcluirAdorei sua postagem sobre o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu. Faz tempo que fui lá e foi gostoso recordar.
ResponderExcluirO lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu é simplesmente fantástico! Foi o lado que eu mais gostei e aproveitei quando eu fui a Foz do Iguaçu
ResponderExcluirQuero muito conhecer as Cataratas do Iguaçu. Pelas imagens, deve ser emocionante!
ResponderExcluir