Museus em Ouro Preto com crianças
Em um de nossos últimos posts sobre as nossas Expedições em Família pela Estrada Real em Ouro Preto, fizemos uma menção a diversos atrativos, incluindo os Museus. Agora falaremos mais detidamente sobre alguns deles, que são ótimas opções de passeio em família e com crianças.
Muita gente nos questiona sobre a prática de levarmos a nossa filha, desde bebê, a museus e centros culturais. Alguns ainda dizem: "museu não é lugar para criança, leve para os parques"!
Ok! Os parques são muito importantes para o processo de desenvolvimento motor e lúdico das crianças, o brincar é muito importante! E nós a levamos a muitos parques temáticos e de diversões também! Temos, inclusive, alguns posts aqui no blog sobre isso!😂
Mas quem foi que disse que museus e centros culturais também não são espaços para o desenvolvimento lúdico das crianças? Passear pelos Museus com elas, além de ser divertido para elas, também estimula a curiosidade delas, sabia?
O que notamos é que elas precisam de um Bom Mediador, que fará a "ponte" entre o acervo dos Museus e a linguagem/compreensão delas. E essa "ponte" é o adulto, é você Papai, Mamãe, titios...Já experimentou estimular as crianças ao conhecimento e explicar a elas para que servia uma máquina de datilografar? Para que eram usadas as palmatórias? Ou as sanguessugas pelos boticários? rsrs, Tudo depende de como o Mediador explicará para elas.
Mas uma dica aqui nós damos, estimule a criança a desenvolver o conhecimento, e ela encontrará prazer e divertimento na história e na cultura. Ela se descobrirá como agente daquele contexto e isso fortalecerá as noções de pertencimento e de identidade na sua própria História.
Então vamos para algumas opções que nossa mascot"a" amou visitar em Ouro Preto?!
Museu da Inconfidência
O prédio onde hoje se encontra o Museu da Inconfidência foi construído entre 1785 e 1855. Anteriormente funcionou como Casa de Câmara e Cadeia.
E você sabia que até as primeiras décadas do século XX esse imponente prédio ainda funcionava como cadeia? Pois é! Surpreendente, né?!
Grades do Pátio Interno do Museu da Inconfidência, Ouro Preto |
Por determinação do então governador João Pinheiro (1906-1908), o Museu se tornou a penitenciária do Estado de Minas Gerais. Após 1938, com a construção da penitenciária de Neves, próximo a Belo Horizonte, esse edifício foi desocupado e então transformado em Museu, em homenagem às grandes personalidades da nossa história.
O presidente Getúlio Vargas, em 1942, ordenou que os restos mortais dos Inconfidentes fossem trazidos de Portugal e enterrados no Museu, no salão onde hoje é o "Panteão dos Inconfidentes".
O presidente Getúlio Vargas, em 1942, ordenou que os restos mortais dos Inconfidentes fossem trazidos de Portugal e enterrados no Museu, no salão onde hoje é o "Panteão dos Inconfidentes".
Panteão dos Inconfidentes - Museu da Inconfidência |
Panteão dos Inconfidentes. A carinha da mascota quando explicávamos para ela o significado daquela sala. |
Atualmente, a exposição de longa duração do Museu aborda a Inconfidência Mineira, mas ela também é contextualizada ao ambiente político, social, artístico e das relações do cotidiano na sociedade mineira dos séculos XVIII e XIX.
O que isso quer dizer? Que ao mesmo tempo em que você se deparará com uma peça relacionada à "Devassa" e à forca de Tiradentes, naquele ambiente você encontrará outros objetos que remetem ao mesmo período. O primeiro piso do Museu trata exatamente disso, exibe toda a infraestrutura da antiga Vila Rica até os elementos que abordam o período imperial.
Acervo 1º piso- Museu da Inconfidência |
Liteira- Museu da Inconfidência |
Já no segundo piso você verá objetos que remetem à vida artística, religiosa e peças da vida privada e doméstica da sociedade mineira dos séculos XVIII e XIX.
Nossa filha ama ver peças religiosas e é bem questionadora, o que realmente nos facilita o diálogo com ela e a mediação entre o objeto exposto e a sua linguagem/entendimento.
Na praça Central da antiga Vila Rica foi erguido um monumento em homenagem a Tiradentes, em frente ao Museu, onde a cabeça de Tiradentes teria sido exposta em 1792. O monumento pode ser visto mais claramente na foto a seguir e na primeira foto deste texto.
Se tiver mais curiosidades sobre o tema Inconfidência Mineira, indicamos os Autos da Devassa, também disponíveis digitalmente.
E então, já conhece essa magnífica obra da cultura mineira?!
Funcionamento: Terça a quinta, das 10h às 18h - com venda de ingressos até às 17h
Sexta das 10h às 20h - com venda de ingressos até às 19h
Sábado das 10h às 17h - com venda de ingressos até às 16:30h
Domingo das 9h às 14h - com venda de ingressos até às 13:30h
Sexta das 10h às 20h - com venda de ingressos até às 19h
Sábado das 10h às 17h - com venda de ingressos até às 16:30h
Domingo das 9h às 14h - com venda de ingressos até às 13:30h
Valor: Para valores atualizados consulte aqui.
Endereço: Praça Tiradentes, 139 - Centro. Ouro Preto, MG.
Estudantes, pessoas acima de 60 anos pagam meia.
Crianças até 7 anos, com documentação, estão isentas.
Visite o Acervo Online do Museu da InconfidênciaEndereço: Praça Tiradentes, 139 - Centro. Ouro Preto, MG.
Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP
O Museu de Ciência e Técnica da escola de Minas da UFOP é um local que a criançada curte muito e você vai entender o por que! O prédio onde hoje funciona o Museu foi, entre os séculos XVIII e XIX, o Palácio dos Governadores. É uma construção muito imponente.
Porém, há alguns anos se encontra em um estado de conservação não muito bom, necessitando intervenções. Mesmo assim, não deixa de ser um excelente local de passeio com toda a família, inclusive com as crianças.
São diversos os Setores que guardam peças que revelam a História Natural, os aspectos práticos do processo de mineração a partir do século XVIII, a mineralogia, além do acervo que antes pertencia à antiga Escola de Minas.
No pátio externo do Museu, se vê em exposição uma imitação do 14 Bis utilizado pelo nosso aviador Santos Dumont. Uma ótima oportunidade para se estabelecer um diálogo com a criança sobre a aviação, né?!
Nas salas seguintes já se encontram as peças relacionadas à História Natural. E acredite, é uma sala super interessante, onde a criança se encontrará, se identificará ao ver resquícios que remetem ao seu corpo e ao corpo dos animais que ela já conhece. Há esqueletos, fósseis, conchas. É uma sala que provoca muitas dúvidas e curiosidades, gerando as mais diversas perguntas.
Sala de História Natural - Museu da Ciência e da Técnica UFOP |
Sala de História Natural - Museu da Ciência e da Técnica UFOP |
No Museu há, ainda, a réplica de uma mina de ouro do século XVIII em tamanho natural. E é possível adentrar e observar mais detidamente o ambiente no qual trabalhavam os escravos.
Ambientes escuros, mal iluminados, apertados e dá para se imaginar o sufoco e a dificuldade de trabalhar compulsoriamente naquelas condições.
Na sala 1 da Mineralogia há a coleção das pedrarias, é um acervo sedutor para adultos e crianças. Nossa filha gosta muito de se divertir com pedras e ao ver tantas, de tantos tamanhos, cores e brilhos, ficou encantada. São pedras de ouro, topázio, cristais, quartzos dentre outras.
Na sala 2 de Mineralogia estão expostas diversas peças que têm a sua origem a partir de minerais e que fazem parte da construção da vida urbana e humana. São exemplos disso micro-chips, materiais de construção civil como cerâmicas, argamassa, espumas, esquadrias e diversos outros.
Funcionamento:
Setores de Mineralogia I, Mineralogia II, História Natural e Mineração: de Terça feira a sábado, das 11h às 17h. Domingo, das 10 às 13h.
Os Setores de Desenho, Metalurgia, Física/Ciência Interativa, Química, Topografia/Desenho/Astronomia e Observatório Astronômico estão temporariamente fechados devido à falta de funcionários.
Valor: Para valores atualizados consulte aqui
Endereço: Praça Tiradentes, 20 - Centro. Ouro Preto, MG.
Museu da Farmácia da Escola de Farmácia da UFOP
O Museu da Farmácia de Ouro Preto foi criado na década de 1960 por inciativa de um grupo de professores da Faculdade de Farmácia. Eles conseguiram adquirir o acervo da antiga "Pharmacia Magalhães" que funcionou em Ouro Preto entre o final do século XIX e início do XX.
O acervo reúne mobiliário, fotografias, livros, compêndios, documentos, vasilhames, instrumentos e potes com matéria prima para a manipulação do medicamentos. Ótima oportunidade para explicar de onde vem os remédios que curam a dor de garganta, de barriga que a criança tem, né?
Instrumentos de trabalho do boticário/farmacêutico - Museu da farmácia UFOP |
Potes com drogas farmacêuticas - Museu da Farmácia UFOP |
Além disso, há também animais peçonhentos reguardados em solução de formol. Aqui, aproveitamos para explicar à nossa filha que esses animais são perigosos e sobre a importância de ficar longe deles e deixá-los quietos em seus habitat naturais.
Animais peçonhentos em solução de formol - Museu da Farmácia UFOP |
Animais peçonhentos em solução de formol - Museu da Farmácia UFOP |
E na sala dedicada ao ofício do Médico e da Anatomia, estão órgãos de corpos de mamíferos. Observem a carinha da pequena ao ver, pela primeira vez, os referidos órgãos.
Órgãos em solução de formol -Sala de Anatomia |
Funcionamento: Segunda a sexta feira das 13h às 17h.
Valor: Entrada gratuita.
Endereço: Rua Costa Sena, 171, Centro. Ouro Preto, Minas Gerais.
E então, Museu não é lugar de crianças também?
Obviamente que nossa filha nos faz perguntas cujas respostas são complicadas para o entendimento de uma criança de 4 anos recém completos.
Porém, nunca subestime a capacidade de compreensão de uma criança, e a responda de acordo com a linguagem dela.
E então, Museu não é lugar de crianças também?
Obviamente que nossa filha nos faz perguntas cujas respostas são complicadas para o entendimento de uma criança de 4 anos recém completos.
Porém, nunca subestime a capacidade de compreensão de uma criança, e a responda de acordo com a linguagem dela.
Gostaram das dicas?! Museu não é mesmo um lugar para crianças?!
Museus com crianças pelo Brasil
Agora vamos compartilhar com vocês dicas de outros museus pelo Brasil que você pode ir e instigar as suas crianças à curiosidade e estimular o desenvolvimento do conhecimento.
Em Belo Horizonte, por exemplo, estivemos em diferentes Museus e Centros de Cultura com a nossa filha e sobrinhas. Neles, você e suas crianças se encantarão com a diversidade de atrativos que despertarão o conhecimentos de todos.
A Cíntia do Blog Entre Mochilas e Malinhas também elenca os passeios com crianças pelos Museus em São Paulo e Rio de Janeiro.
Deixe nos comentários as suas impressões! Vamos adora conhecer!
Até a próxima expedição em família!
que post completo. Muito obrigada pelas informações. Assim que tudo passar quero conhecer Ouro Preto
ResponderExcluirOi Mairim, que bom que gostou! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirAdorei esse post, super completo. Adoro Ouro Preto e já levei os pequeno. Visitamos somente o da UFOP. Já quero conhecer os outros. Adorei a dica de como tornar as visitas mais lúdicas. Acho incrível como as crianças são curiosas e vão interagindo com as peças expostas nos museus. Depois que li o post, já fiquei com vontade de voltar
ResponderExcluirOi Angela, fico feliz que tenha gostado! Vocês se divertirão bastante! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirQuero muito conhecer Ouro Preto! Certamente esse será o post que me ajudará a montar meu roteiro!
ResponderExcluirOi Nanda, fico feliz que tenha gostado e que vai te ajudar! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirPost super completo mesmo, parabéns! Adorei ler sobre os museus de Ouro Preto. Apesar de ir sempre pra lá conheço poucos museus.
ResponderExcluirOi Leyds, que bom ler isso! Você vai gostar bastante dos museus de Ouro Preto! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirAcho muito válido levar as crianças aos museus. Elas aprendem a gostar e incentiva o conhecimento. E falo por experiência própria, são lembranças muito boas!! Parabéns por compartilhar essas experiências da mascotinha!! Viajo com vocês!!
ResponderExcluirOi Tamara, que bom ver você você aqui novamente. Que bom que tem esse pensamento, crescemos muito melhores, né?
ExcluirSempre fui a favor de introduzir as crianças em ambientes culturais, quanto mais cedo, melhor. Elas aprendem com mais facilidade noções de pertencimento, de identidade, contribuindo para demais noções da vida no presente e futuro. Ótimo exemplo o de vocês em ter esse tipo de comportamento com a filha de vocês, sem dúvida ela se tornará uma pessoa adulta bem melhor.
ResponderExcluirOlá! Muito obrigada pelo comentário! fico feliz em ler isso! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirEu AMO Museus! E não vou a ouro preto desde que era MUITO pequena! Meu marido ainda não conhece. Preciso MUITO voltar, e é bom saber que tem tantos museus por lá para por no Roteiro!
ResponderExcluirOi Cintia! Obrigada pela visita ao blog! Fico feliz em poder contribuir pra sua volta a Ouro Preto!
ExcluirMuito legal os museus, Ouro Preto está na minha lista e com certeza eles irão fazer parte do meu roteiro. Minha filha adora visitar museus, é uma forma divertida de aprender e conhecer novas culturas.
ResponderExcluirOi Andrea! Que bom, você tem roda a razão, vocês vão gostar bastante! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirPerfeito levar as crianças para museus. Tudo na vida é uma construção. Construir o olhar, o sabor etc... Essa construção é feita a vida toda. Hoje percebo que não aprecio certas coisas porque não fiz certas construções mas sempre é tempo de fazê-las. ótimos museus. Beijocas
ResponderExcluirOi Lilian, concordamos plenamente com seu pensamento! Que bom que gostou dos museus! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirOuro Preto já é um museu a céu aberto, mas não sabia que tinham tantos museus na cidade. O da Inconfidência então, é uma aula de História do Brasil. Do jeito que a gente adora um museu, com certeza vamos querer conhecer todos.
ResponderExcluirOI Fabíola! Sim, verdade, é um museu a céu aberto tão lindo, e os outros museus são mais presentes que a cidade tem! Que bom que gostou! Obrigada pela visita ao blog!
ExcluirDeyse, concordo com vc 100% sobre levar as crianças a museus! Nós vamos sempre que temos oportunidade, e museus de todos os tipos - acho que sempre despertam conversas interessantes, fora do contexto do dia a dia. Estou louca pra ir a Ouro Preto (o plano era ir nas férias de julho 😔) e adorei as dicas de museus.
ResponderExcluirOi Cíntia! Obrigada pela visita ao blog! Sem dúvida os museus são uma parte importante para a construção de nosso saberes, né? Que bom que gostou e que logo logo você consiga realizar essa linda viagem a Ouro Preto. Tenho certeza de que vocês vão amar!
ExcluirMuseus como os de Ouro Preto acrescentam muito ao aprendizado da historia de nosso povo e da humanidade para as crianças. Conteúdo que nos faz refletir sobre o papel dos pais e escolas ao incentivar a visitação desses locais. Parabéns pelo texto.
ResponderExcluir