Conheça agora o Parque das Águas de Caxambu na Estrada Real
Parque das Águas de Caxambu - Estrada Real
Caxambu é outra cidade inserida no Circuito das Águas de Minas Gerais que fica na Estrada Real. Com um conjunto arquitetônico de estilos variados e encantadores, a cidade possui também o seu lindo Parque da Águas, um grande atrativo turístico.
Parque das Águas de Caxambu - Estrada Real
As informações históricas nos revelam que até o século XVII a região do Morro Caxambum era habitada pelos índios Cataguases.
Nesse mesmo período chega à localidade a Bandeira de Lourenço Castanho Taques, que seguia a trilha de Felix Jaques rumo ao vale do Rio Verde, que antes também havia passado pela região Baependi.
A toponímia, segundo relatos históricos, advém dos indígenas que ocupavam a região, fazendo referência à água que borbulha, “Catã-mbu”.
O início do povoado se deu efetivamente quando da descoberta da então “água que borbulha”, das águas minerais que tanto fizeram sucesso a partir de então.
Porém, a época desse acontecimento é uma controvérsia. Há quem diga que isso tenha ocorrido apenas pelos idos do século XVIII e há quem diga que tenha ocorrido no limiar do século XIX.
Mas o fato é que, justamente a presença dessas águas na cidade é que atraíram muitas pessoas, e que impulsionaram o desenvolvimento local.
No passado, atraíram pessoas, de tantos lugares diferentes, em busca de tratamento para a sua a saúde, sobretudo no século XIX.
Manuais de Medicina Popular do século XIX, como os do Doutor Chernoviz, relatam bem os poderes curativos dessas águas presentes nas cidades do atual Circuito das Águas.
Uma curiosidade, por exemplo, foi a chegada da princesa Isabel, em 1868, a Caxambu. Ela foi acompanhada de seu marido Gastão de Orleans, o Conde D’Eu, e uma comitiva, atraídos pela fama das águas. Comentam que a princesa buscava a cura de uma suposta infertilidade.
E nos contam os relatos que ela foi curada de uma anemia e engravidou após fazer uso das águas de Caxambu. Como pagamento de uma promessa, ela mandou construir a Igreja de Santa Isabel, hoje tombada pelo IEPHA/MG.
Com o reconhecimento do poder curativo das águas de Caxambu em 1875, a sua exploração foi concedida pelo governo da Província de Minas a empresas particulares.
Dizem que Caxambu se tornou o maior complexo hidromineral do planeta e foi considerada a mais bela de todas as Estâncias do Circuito das Águas. Em Caxambu nós carimbamos o nosso passaporte do Parque das Águas.
O que fazer em Caxambu -Parque das Águas de Caxambu - Estrada Real
Um dos atrativos que mais nos encantou foi, obviamente, o Parque das Águas. Passamos um bom tempo lá, desfrutando daquele clima fresco do parque, descansando debaixo de suas árvores, experimentando das águas nas fontes, fazendo muitas fotos naquele cenário bucólico e das lindas edificações.
Além do Parque, há também de interesse turístico uma caminhada pelas ruas contemplando o casario antigo, e a Praça 16 de Setembro, um passeio de charrete, o passeio de teleférico, desfrutar dos banhos no Balneário Hidroterápico, visita ao Museu Caxambu, Mirante do Morro do Caxambu, visita aos templos como a Matriz Nossa Senhora dos Remédios, Igreja de Santa Isabel de Hungria.
Na Rodovia BR 354 km 710 há a Pousada Museu da Estrada Real com opções de lazer como Museu da Estrada Real e Zoológico de Pedras. Basta agendar uma visita pra conhecer.
Onde comer em Caxambu - Parque das Águas de Caxambu - Estrada Real
Nós almoçamos no Restaurante Coreto, situado em frente à Praça 16 de Setembro. Comida muito boa, preço justo, servindo no sistema self service. Mas há outras opções também como Churrascaria e Bistecão Gaúcho III diversos outros restaurantes no calçadão do centro e entorno do Parque das Águas.
Onde dormir em Caxambu - Parque das Águas de Caxambu - Estrada Real
Não dormirmos na cidade, mas como opções têm o Hotel Glória, Hotel Caxambu, Pousada Águas de Caxambu e a Pousada Circuito das Águas, com boa referência e todos nas proximidades do Parque.
Há também como opção a Pousada Museu Estrada Real, situada na rodovia, bem na rota da Estrada Real. E você pode fazer a sua reserva pelo Booking.com. Encontre a melhor hospedagem com o melhor preço aqui.
Até a próxima Expedição em Família!
Ainda não fui a Caxambu, só conheço o Parque das Águas de São Lourenço, que por sinal é lindo! Mas pelo seu post observei que o de Caxambu também é. Vou me programar para conhecer em breve. Adorei a dica!
ResponderExcluirQuando era pequena, ouvi falar muito de Caxambu e quase que a nossa família ia morar lá. Se isso tivesse acontecido, eu teria gostado muito. Adoro cidades assim, calmas, bucólicas... Nunca esqueci Caxambu e quero muito visitá-la!
ResponderExcluirO Parque das Águas em Caxambu me pareceu uma excelente opção para uma viagem que estou planejando em família. Não conheço essa região e já está no meu radar há algum tempo. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirQue lugar mais lindo que é Caxambu! Eu adoro essas águas dessa região, tenho muita vontade de conhecer e vou usar suas dicas para planejar minha viagem! Obrigada por compartilhar
ResponderExcluirQue lugar mais lindo que é Caxambu! Eu adoro essas águas dessa região, tenho muita vontade de conhecer e vou usar suas dicas para planejar minha viagem! Obrigada por compartilhar
ResponderExcluirQue lindo que é o Parque das Águas de Caxambu na Estrada real! Eu acho que passei uma vez por caxambu a quase 20 anos com uma amiga. Mas só paramos na frente do Parque porque estávamos voltando para São Paulo. Não fazia ideia que Caxambu era tão linda e encantadora. Preciso passar uns dias aí.
ResponderExcluirQue lindo esse Parque das Águas de Caxambu! Um destino que que quero muito conhecer.
ResponderExcluirAdorei o Parque das águas de Caxambu, estive lá com meus filhos e eles amaram também! Agora quero levar minha sogra.
ResponderExcluirTenho muita vontade de conhecer alguns destinos do Circuito das Águas de Minas Gerais. Já passei rapidamente por Caxambu, mas não conheci nada. Lindo o Parque das Águas! Além da parte toda ao ar livre, a construção também, cheia de detalhes.
ResponderExcluirO Parque das Águas é mais um dos tantos encantos da Estrada Real. E aí tem águas com poder curativo, num cenário incrível, então não foi por pouco que impulsionou o progresso da cidade de Caxambu. Já quero conhecer este complexo encantador, tão bem descrito no blog! E dá-lhe carimbar o passaporte! Amei!!
ResponderExcluirO Parque das Águas é mais um dos tantos encantos da Estrada Real. E aí tem águas com poder curativo, num cenário incrível, então não foi por pouco que impulsionou o progresso da cidade de Caxambu. Já quero conhecer este complexo encantador, tão bem descrito no blog! E dá-lhe carimbar o passaporte! Amei!!
ResponderExcluir