Conheça agora São Vicente de Minas e Cruzília , terras dos queijos finos na Estrada Real!
São Vicente de Minas e Cruzília – terras dos queijos finos na Estrada Real
Trazemos hoje duas super dicas de destinos no interior de Minas Gerais, ao longo da Estrada Real que, além de outros atrativos, os queijos finos são destaque, acompanhado do tradicional café mineiro!
A expedição em São Vicente de Minas: São Vicente de Minas e Cruzília – terras dos queijos finos na Estrada Real
Nesse município apenas passamos, a caminho de Paraty e no retorno. É uma cidadezinha bem pacata que tem tradição na produção de queijos finos, por isso foi incluída no Circuito dos Queijos Finos.
A fábrica Polenghi está lá também. Paramos em São Vicente de Minas para fazer algumas fotos e lanchar em uma charmosa e convidativa cafeteria que fica exatamente no Caminho da Estrada Real, sem desvios.
O que fazer em São Vicente de Minas – terra dos queijos finos na Estrada Real
A antiga Estação Ferroviária hoje é a Estação das Artes, Artesanato e Antiguidades. Além dela e dos queijos, descobrimos que os outros pontos de interesses turísticos são as festas populares como o carnaval, as religiosas como a de Nossa Senhora do Rosário.
Uma curiosidade que descobrimos foi que o atual município de Carrancas já foi distrito de São Vicente de Minas.
Recomendamos que você dê uma paradinha nesse município, que nem sempre se encontra no mapa do Instituto Estrada Real.
Vale a pena passar um tempinho lá pra conhecer e experimentar os queijos, comer um pão de queijo e tomar o delicioso cafezinho mineiro.
Onde comer em São Vicente de Minas – terra dos queijos finos na Estrada Real
Passamos um tempinho e lanchamos na Casa de Queijos e Cafeteria.
Lanche na Casa de Queijos e Cafeteria.
Onde Dormir em São Vicente de Minas – terra dos queijos finos na Estrada Real
Não dormimos na cidade, mas você pode fazer a sua busca pela melhor hospedagem no mapa abaixo:
A expedição em Cruzília: São Vicente de Minas e Cruzília – terras dos queijos finos na Estrada Real
Nossa expedição em Cruzília foi bem rapidinha também. Chegamos com o dia já escurecendo devido à tempestade que se aproximava. Fazer uma expedição no verão está sujeito a tudo isso, inclusive ao céu desabar quando você chegar ao centro da cidade.
O que fazer em Cruzília – terras dos queijos finos na Estrada Real
Cruzília é considerada a cidade berço do Cavalo Mangalarga e Mangalarga Marchador e você pode fazer uma visita ao Museu Nacional do Mangalarga Marchador. Além de ser uma ótima opção de entretenimento, lá você também pode carimbar o seu passaporte da Estrada Real.
No município você também pode experimentar deliciosos queijos finos, produzidos lá mesmo. Um bom local para isso é o Empório Fábrica dos Queijos, que fica na entrada da cidade.
A apreciação da Igreja Matriz de São Sebastião e dos poucos exemplares de casario que remetem à arquitetura dos séculos passados e o Mirante da Santa Cruz, de onde se avista um belo cenário, são outras opções de interesse turístico.
O turismo rural é um ponto de destaque na cidade, um passeio pelas propriedades rurais centenárias, o contato direto com a natureza e uma tranquilidade muito concorrida por muitos que visitam a cidade. Algumas dessas propriedades são hotéis fazendas e recebem muitos turistas em busca de um refúgio e paz.
Onde comer em Cruzília– terras dos queijos finos na Estrada Real
Como mencionamos, não ficamos na cidade, apenas passamos para pegar o carimbo, mas o Restaurante e Pizzaria Lelinhos é uma opção de onde comer.
Onde dormir em Cruzília– terras dos queijos finos na Estrada Real
A opção para dormir na cidade é a própria pousada onde pegamos o carimbo do passaporte, Pousada Cruzília, situada à Coronel Serafim Pereira, 16, centro. Fica acima do Restaurante Lelinhos e você pode fazer a sua reserva no Booking.
Mas como já mencionamos, na região rural há várias outras opções. Então faça a sua busca pela melhor hospedagem com o melhor preço.
Até a próxima Expedição em Família!
Que graças essas cidades de São Vicente de Minas e Cruzília. Eu, que adooooro queijos, já fiquei cheia de vontade de conhecer - e de provar alguns!
ResponderExcluirEssas viagens gastronômicas são os melhores programas! Minas, como sempre, oferecendo o que há de melhor em questão de lazer. São Vicente de Minas e Cruzília estão no meu radar, agora.
ResponderExcluirDeyse do céu!!! Eu sou completamente apaixonada por queijo! Fiquei aqui morrendo de vontade de conhecer Sâo Vicente de Minas e Cruzília e conhecer de pertinho a polenghi. Delícia de post.
ResponderExcluirSe tem queijo como atração já se torna um lugar que quero conhecer na Estrada Real kkkk. Não tinha informações sobre São Vicente de Minas e Cruzília. Adorei o post!
ResponderExcluirEu estive pertinho de Cruzília, em São Thomé das Letras, e não fazia ideia de que a cidade sequer tinha algo interessante para visitar! Da próxima vez vou querer conhecer, porque eu amoooo queijo!!
ResponderExcluirNossa, que bacana saber mais sobre essas cidades. A gente aqui consome muito esses queijos, somos uns ratos aq
ResponderExcluirQue bacana, saber mais sobre São Vicente de Minas e Cruzilia, aqui em casa comemos muitos queijos dessas marcas e agora quero ir conhecer as cidades de perto.
ResponderExcluirNossa eu já comi todos esses queijos de todas essas marcas!! Como sempre que acho pra comprar. Não fazia ideia que ficavam na estrada real. Agora com certeza vou ter que organizar uma viagem para essas cidades para fazer um Tour Gastronômico! São Vicente de Minas e Cruzilia parecem ser simplesmente maravilhosasa! Amei as dicas de hospedagem... e os queijos hehehe.
ResponderExcluirEsses queijos me deixaram com vontade de conhecer São Vicente de Minas e Cruzília. Vou tentar fazer isso na minha próxima viagem a Minas.
ResponderExcluirNossa, eu com certeza ia amar conhecer são vicente de minas!! Sou a LOUCA do queijo. Depois que vi esse café e o queijo do lado, salivei por aqui kkkk
ResponderExcluir