Durante o nosso passeio por Curitiba, tivemos a oportunidade de conhecer o Bosque Alemão. Aliás, esse é um excelente local ao ar livre para se passear com a família, crianças e amigos, fugindo das aglomerações!
Ele foi implantado no ano de 1996, onde existia a tradicional leiteria da família Schäffer, para homenagear os alemães que se estabeleceram na cidade no século XIX. Sendo assim, o Bosque possui equipamentos que remetem à cultura germânica.
Arborizado, com gramíneas, lindos jardins, além de um clima fresco e uma visão maravilhosa para a cidade que se tem lá do alto de seu mirante, o Bosque é uma ótima ambiência para fazer um piquenique.
Ele possui uma área de aproximadamente 38.000 m2. Li no site da prefeitura que sua fauna é diversificada e constituída de aves como beija flor, sabiá, além de outros animais como morcego e gambá. Já sua flora é composta por pinus, pitangueira, paineira, canela, espora-de-galo, guabiroba, açoita-cavalo, timbó.
Vamos contar aqui o que vimos por lá!
Bosque Alemão de Curitiba - Casa da Bruxa, Trilhas dos Irmãos Grimm e muito mais!
Bosque Alemão - Oratório Bach
Além de toda a sua fauna e flora, o Bosque Alemão possui o Oratório Bach, que se trata da réplica de uma antiga igreja presbiteriana, com elementos que remetem ao estilo neogótico. Dentro do edifício existe um ambiente para concertos musicais (criado em homenagem ao compositor alemão Johann Sebastian Bach), lanchonete e sanitários. O Oratório foi implantado na entrada superior do Bosque.
Bosque Alemão - Mirante Torre dos Filósofos
Saindo do Oratório Bach, seguimos nosso caminho passando pelo jardim em direção à passarela que nos daria acesso ao Mirante Torre dos Filósofos.
Essa torre foi projetada em madeira e tem 15m de altura. Do mirante se tem uma bela vista para a cidade. Além do mirante, tem a escadaria que leva até o interior do bosque, onde se inicia o Caminho dos Contos.
Bosque Alemão - Trilha de João e Maria dos irmãos Grimm
Após descer as escadas, chegamos ao Caminho dos Contos, uma trilha pelo bosque que leva aos pontos de contação de estórias de João e Maria, dos irmãos Grimm.
Sem dúvida um passeio imperdível para adultos e crianças. Na Trilha de João e Maria há painéis de azulejo que contam as estórias dos Irmãos Grimm.
Bosque Alemão – Casa da Bruxa
Seguindo a trilha do Bosque Alemão, em meio aos pontos de contação de estória dos irmãos Grimm, encontra-se a Casa da Bruxa.
Na verdade, a Casa da Bruxa é uma Biblioteca, uma sala de leitura e contação de estórias, “comandada” por uma graciosa bruxa.
Essa bruxinha é amiga das crianças e, além de estimular a leitura e a contar estórias para as crianças, também as ajuda a “largar” chupetas e mamadeiras. Em horários pré-definidos, a bruxa amiga aparece pra contar estórias, conversar com as crianças e dar conselhos.
Assista ao vídeo para ver um trechinho da contação de estória da Bruxa. Ah, ainda não é inscrito em nosso Canal do Youtube ?! Aproveite e se inscreva! 😃
Bosque Alemão – Pórtico Frontão da Casa da Mila
No final da trilha está o pórtico que representa a fachada da Casa Mila, levantada no limiar do século XX, uma das edificações de arquitetura germânica mais representativas da cidade. Segundo informações que levantamos, a varanda presente na réplica é a original.
Como chegar ao Bosque Alemão de Curitiba – Casa da Bruxa e Trilhas dos Irmãos Grimm
Transporte coletivo:
Não imaginava que o Bosque alemão era tão interessante assim. Passei na frente dele quando fui para Curitiba mas não entrei. Da próxima vez irei com certeza.
ResponderExcluirVisitar o Bosque Alemão é uma ótima dica do que fazer em Curitiba, adorei o seu post foi como se eu estivesse voltando nesse lugar encantador.
ResponderExcluirEu adorei esse passeio pelo Bosque Alemão. Já salvei as dicas desse post para quando visitar Curitiba. Uma ótima opção do que fazer com os pequenos!
ResponderExcluirMuito interessante esse passeio pelo bosque Alemao, uma atividade diferente com criancas em Curitiba.
ResponderExcluirCuritiba e seus lindos parques e bosques...mas o Bosque Alemão foi um descoberta pra mim no seu post. Adorei a proposta de misturar passeio ao ar livre com história infantil, cenários e contação de historinhas. Nem acreditei que é gratuito. Super dica!
ResponderExcluirQue passeio delícia no Bosque Alemão conhecendo a Casa da Bruxa e Trilhas Irmãos Grimm. Eu já estive aí, mas foi tão rápido que não deu pra ver tantas coisas como tem no seu post! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirNossa eu fui em Março de 2020 e AMEI o bosque Alemão. Não cheguei a entrar na casa da bruxa que estava fechada e no Orátorio Bach
ResponderExcluirQue beleza essa sua postagem sobre Bosque Alemão de Curitiba – Casa da Bruxa e Trilhas dos Irmãos Grimm. Não sabia da existência desse parque. É ótimo para crianças de um a 100 anos rsrsr Anotei tudo e já coloquei na minha lista.
ResponderExcluirQue graça o Bosque do Alemão em Curitiba, com certeza é um passeio imperdível para a criançada, quando fomos com os meninos não chegamos a conhecer, uma pena.
ResponderExcluirPoxa, eu preciso voltar a Curitiba, pois eu ainda não conheço o Bosque Alemão, com a Casa da Bruxa e as Trilhas Irmãos Grimm. Tudo muito lindo, como só poderia ser! Realmente, um passeio imperdível, especialmente, para as crianças.
ResponderExcluir