Vale Europeu - descubra todos os destinos que valem a pena você viajar e voltar para passear no pós pandemia!
Vale Europeu - descubra os destinos para onde viajar e voltar
Dias desses estávamos, durante essa prolongada quarentena, comendo uma deliciosa torta alemã, quando nossa filha nos disse! “Eu amo essa torta, porque ela me lembra daquela viagem que a gente fez”. A viagem remetida à mente da nossa pequena era para o Vale Europeu, em Santa Catarina, onde comíamos, quase todos os dias, a deliciosa torta. Na ocasião, eu comentei que precisávamos voltar lá, e que é um dos lugares que eu quero voltar quando tudo isso passar.
Em 2017 estivemos no Vale Europeu para conhecer alguns dos municípios de forte tradição europeia, desde a sua arquitetura ao idioma. É uma região que foi colonizada, a partir de meados do século XIX, por europeus oriundos de diferentes países como Alemanha, Itália, Áustria, Polônia, Portugal. Esse pedacinho europeu no Brasil fica no Vale do Itajaí, em uma região abençoada pelo clima e pela belíssima paisagem extremamente bucólica.
Por lá, para além da arquitetura, são inúmeras as manifestações que remetem à cultura europeia em seus diferentes municípios, seja na gastronomia ou nas tradicionais festas culturais e religiosas. E por falar em municípios, são 49 os integrantes do Vale Europeu.
Para além de ser uma região maravilhosa, outro motivo que nos leva a ter o desejo de revisitá-la é o fato de que a exploramos muito pouco, tendo em vista a quantidade de municípios envolvidos e a diversificação de atrativos turísticos. Destacaremos aqui os destinos do Vale Europeu divididos pela tipologia de turismo mais predominante que oferecem.
Destinos de Turismo Rural - Vale Europeu
Ah! As paisagens do Vale Europeu são simplesmente maravilhosas e apaixonantes com os seus vales, rios, cascatas, cachoeiras e morros. E esses cenários são facilmente visualizados quando se parte para o interior da região. Alugamos um carro e exploramos algumas das estradas do Vale Europeu que nos conduziu à região rural de alguns municípios. Além de conhecer o geral da região, nosso objetivo maior foi fazer a Rota do Enxaimel em Pomerode. Nessa rota conhecemos as casas em estilo enxaimel, tipicamente construídas na Alemanha e que foram edificadas na Região do Vale pelos imigrantes.
Algumas propriedades rurais são preparadas para receber o turista, e os proprietários apresentam um pouco da história da família, da construção da casa, o labor com a terra, os instrumentos de trabalho no campo e também vendem seus produtos como doces e artesanato. Outras casas também oferecem hospedagem, café colonial, atividades na propriedade rural como pescaria, trilhas e cavalgadas, como a Fazenda do Zinco em Benedito Novo. Vale destacar que existe o Projeto Acolhida na Colônia, que agenda visitas a propriedades rurais em alguns dos municípios do Vale Europeu como Rio do Sul, Agronômica e Agrolândia.
Destinos de Turismo de Natureza - Vale Europeu
Como já mencionamos no tópico anterior, as paisagens do Vale Europeu são simplesmente maravilhosas e apaixonantes. Então, se você é como nós e gosta de curtir o dia em meio à natureza, fazer trilhas, admirar os belos cenários verdes das matas e bosques, cânions, respirar o ar puro, ouvir o barulho das águas das cachoeiras e conhecer grutas, tome nota das seguintes cidades: Botuverá, Apiúna, Rio dos Cedros, Doutor Pedrinho, Brusque, Benedito Novo, Timbó, Nova Trento. Nesses locais você desfrutará de um pleno turismo de aventura, esportes radicais e ecoturismo e poderá praticar Trekking, Rafting no Rio Itajaí-Açu, rapel, Mountain Biking, voo livre, parapente, Cascading, Canyoning e ciclismo. Aqui destacamos o município de Botuverá que, além de morros e cachoeiras, guarda uma riqueza natural maravilhosa, a Gruta de Botuverá, a maior do Sul do Brasil. É proibido fotografar e filmar no interior da caverna, e a imagem acima é de divulgação do site do turismo da Prefeitura.
Destinos de Turismo Religioso - Vale Europeu
Nessa região, em diferentes municípios, existem santuários, templos, capelas, oratórios e grutas dedicadas a diferentes santidades. Nova Trento é conhecida como a capital catarinense do Turismo Religioso. O município foi colonizado pelos imigrantes advindos do Trentino Alto Ádige, norte da Itália, pelos idos da década de 1870. Entre eles estava a família Visentainer com a filha Amábile, que foi transformada em Santa Paulina no ano de 2002. Em Doutor Pedrinho tem a Gruta e o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, e em Brusque está o segundo mais importante santuário católico de Santa Catarina, o Santuário de Nossa Senhora de Azambuja. Além desses locais, ainda podem ser encontrados no Vale Europeu templos luteranos em Aurora, Presidente Nereu, Blumenau e Ibirama, além de um templo ucraniano em Santa Terezinha. Também destacamos aqui a belíssima edificação arquitetônica religiosa de Gaspar, a Igreja Matriz de São Pedro Apóstolo.
Destinos de Turismo Cultural - Vale Europeu
De um modo geral, todos os municípios do Vale Europeu guardam riquíssimas heranças histórico-culturais dos imigrantes, expostas em Museus ou manifestadas tanto através da arquitetura, da gastronomia, como dos dialetos perpetuados, das festas típicas (culturais e religiosas), e outros rituais. Em Pomerode tem a Festa Pomerana, a Osterfest (que é a Festa da Páscoa) com a Osterbaum (a Árvore de Páscoa) e o Festival Gastronômico de Pomerode, além de Museus como do Imigrante.
Em Blumenau, além de museus como o Museu da Cerveja, ocorre uma das festas mais famosas no Brasil, a Oktoberfest, realizada em outubro, a Sommerfest, bem como a festa que presenciamos quando por lá estivemos, a Festitália, em julho.
Em Brusque tem o roteiro dos museus bem como a famosa Fenarreco, tendo o município o marreco com repolho roxo como prato típico. Em Timbó acontece a concorrida Festa do Imigrante e em Rio do Sul a festa de valorização dos costumes germânicos Kegelfest e a Anima Italiana. Ainda com relação à cultura italiana, você poderá acompanhar em Rio dos Cedros a Festa Trentina, e em Rodeio a La Sagra. Em diferentes municípios do Vale acontecem festas de homenagem e valorização à cultura imigrante. E em Apiúna você pode fazer um delicioso passeio de trem histórico por meio da Maria Fumaça.
Destinos de Turismo de Compras - Vale Europeu
Blumenau é o destino onde é possível encontrar todo tipo de produto encontrado nos demais municípios, como os produtos têxteis, calçados, cristais, porcelanas e chocolates. Porém, Brusque é um dos destinos do Vale Europeu que mais se destaca no turismo de compras. Sua colonização foi iniciada na segunda metade do século XIX e tem influência germânica, polonesa, italiana. Sua tradição têxtil tem origem na tecelagem dos poloneses que ali entraram. O município é um dos principais polos têxteis do Brasil, produzindo vestuário, roupas de cama, mesa e banho.
Agora, se você gosta de roupas em jeans, pode ir direto ao município de Rio do Sul, especializado nesse tecido. Você encontrará as roupas vendidas em centros comerciais que reúnem as produções de centenas de fábricas. Já no município de São João Batista, o destaque são os calçados (4º principal polo de calçados do país), e é possível adquiri-los diretamente com as fábricas em pavilhões presentes na SC-411.
E quando voltarmos ao Vale Europeu, vamos aproveitar para dar uma renovada no guarda roupa e comer muita torta alemã! rsrs
Brincadeiras à parte, o Vale Europeu é, sem dúvida, uma região muito linda e extremamente rica em cultura, história e natureza.
Queremos voltar e aproveitar mais cada cantinho de cada destino.
E você? Qual desses destinos você mais aprecia?
Para qual local que você já foi e gostaria de voltar?
Você vai curtir também:
Pomerode – o que fazer na cidade mais alemã do Brasil.
Conheça outros lugares incríveis que as blogueiras que sigo indicam voltar para curtir mais!
Vamos Viajar pra onde agora - Roma a cidade eterna
Sentidos do Viajar - Punta del Este Casa Pueblo museu arte e por do sol
Viajante Econômica - Lago di Como: bate-volta de trem a partir de Milão
Família que Viaja Junto - Veneza no inverno, sem fila nem aglomeração: uma cidade pra chamar de sua
6 Viajantes - 5 Destinos incríveis para repetir!
Uma Senhora Viagem - Roteiro Patagônia Argentina: Bariloche, Villa Angostura, San Martin de Los Andes
Até a próxima Expedição em Família!
Oi, Deyse
ResponderExcluirEssa bonequinha linda que estava com saudade da torta alemã? Ficou uma graça de traje típico!
Adorei saber do Vale Europeu com tantos destinos para viajar. Só conhecia Pomerode e Blumenau.
A colonização europeia contribuiu muito para essa região ter se tornado tão bela e rica.
Adorei ver o mapa do Vale Europeu, assim fica mais fácil elaborar um roteiro incluindo esses destinos beijocas
Ei Lilian querida! Sim, essa bonequinha alemã ama uma torta alemã! Obrigada pela visita querida!
ExcluirEu adoro o vale Europeu. Saudades da october festa, das comidas, bebidas, roupas baratas em Brusque. Só não sinto falta das ruas de mão inglesa. E de fato, ainda mais agora depois do teu post sobre Valeu europeu e destinos para viajar percebi que não conheço Pomerode e preciso conhecer um pouco mais dessa região. Obrigada por compartilhar essas possibilidades de lugares para conhecer.
ResponderExcluirQue bom que gostou Mairim. Obrigada pela visita querida!
ExcluirA gente sempre ouve muito falar das Serras Gaúchas e, no máximo, em Blumenau, né?! Não imaginada que tinham tantos municípios e todas essas opções no Vale Europeu, em Santa Catarina. Com certeza um destino pra viajar.
ResponderExcluirQue bom que gostou Fabíola. Obrigada pela visita querida!
ExcluirDeyse eu amei esse post sobre o Vale Europeu. Sou louca para conhecer Pomerode, inclusive já fui olhar as dicas no seu post. Agora me fala o que é essa princesa de roupa típica?! Morri aqui com tanta fofura 😍😍😍😍
ResponderExcluirUma fofa né Hebe? brigada pela visita querida!
ExcluirRegião belíssima, todo brasileiro deve conhecer.
ResponderExcluirÓtima dica!
Que bom que gostou Sonia. Obrigada pela visita querida!
ExcluirTenho boas lembranças dessa região quando viajava com meus pais e irmãos na infância. Íamos muito pra Blumenau nas férias. Mas naquela época não se chamava ainda Vale Europeu. Mas esse destino também está na minha lista de viagens pós-pandemia. Adorei saber sobre a indústria têxtil do Vale Europeu. Obrigada, Deyse, por compartilhar.
ResponderExcluirQue bom que gostou Cecília. Obrigada pela visita querida!
ExcluirAdorei as suas dicas para viajar pelo Vale Europeu!
ResponderExcluirEu tinha planos de ir pra lá em abril, mas acabei adiando por conta da pandemia!
Você acha quem em 10 dias dá para visitar os principais destinos da região ou seria melhor ficar mais tempo? É fácil se locomover de ônibus?
Obrigado pelas dicas!
Abraço
Olá Murilo! Que bom que gostou! Sem dúvida é uma região maravilhosa para conhecer e voltar sempre. Acredito que 10 dias, de carro, seja um tempo para explorar a região, a depender do tipo de turismo que você quer fazer. Escolha bem os atrativos que quer conhecer, trace um bom plano logístico, pra otimizar bem a viagem. Nós gostamos de alugar carro pra otimizar a viagem, porém sempre estudamos a viabilidade de uso de transporte público para explorar as regiões. No caso, conseguimos fazer alguns bate Voltas a partir de Blumenau, de ônibus, saindo da rodoviária. Acredite, estivemos em Joinville (que sai da região do Vale Europeu) em um bate volta de Blumenau. Porém, para explorar o máximo dessa região, em poucos dias, vimos a necessidade de utilizar o carro alugado.
ExcluirQue delícia esse destino, uma super dica para onde viajar! Eu adorei conhecer o Vale Europeu. Tenho muita vontade de voltar e descobrir isso tudo que você postou.Amei o post e a sua pequena com traje típico.
ResponderExcluirNossa que maravilha de post! Quanta informação sobre o Vale Europeu! Descobri que ainda tenho muito por conhecer por lá. De todos os destinos que citou já visitei Blumenau alguns vezes e também na Octoberfest e Brusque na Fenarreco, amei ambas as festas. Tanto quero voltar a esses lugares como agora, visitar os Demais que nos apresentou!!!
ResponderExcluirNossa que maravilha de post! Quanta informação sobre o Vale Europeu! Descobri que ainda tenho muito por conhecer por lá. De todos os destinos que citou já visitei Blumenau alguns vezes e também na Octoberfest e Brusque na Fenarreco, amei ambas as festas. Tanto quero voltar a esses lugares como agora, visitar os Demais que nos apresentou!!!
ResponderExcluirAi eu quero visitar o Vale Europeu na época da Oktoberfest, deve ser incrível! já fui para Blumenau a trabalho uma vez no final do ano e adorei a cidade decorada para o Natal.
ResponderExcluirEncanta muito estar nesses lugares que guardam a história, cultura, costumes dos países dos imigrantes. Lindíssimo Vale Europeu!! O blog mostra tantos lugares incríveis e as fotos estão excelentes!! Informações nem se fala! É muito bom ler blogs escritos por historiadora apaixonada por viagens! Parabéns!
ResponderExcluirEssa região realmente é uma fofura. Acho Pomerode uma cidade muito simpática e já fui em muitas Oktoberfest em Blumenau! Seu post: Vale Europeu - descubra os destinos para onde viajar e voltar ficou muito detalhado e me deixou com vontade de visitar tudo novamente quando a pandemia passar!
ResponderExcluirSou apaixonada pelo Vale Europeu, já fui em Pomerode e também em Blumenau. Pretendo voltar para a região, pois quero conhecer as outras cidades. Ótimas dicas
ResponderExcluirQue delicia essa recordação! Tão bom quando nossos filhos tem essas lembranças! Não precisava muito mas ela já me convenceu de ir ao Vale europeu. Por sinal aí está um passeio q me arrependo de não ter feito, estivemos tão perto e não fomos conhecer! Ótimo post adorei as dicas!
ResponderExcluirSou doida para visitar o Vale Europeu, Quero poder conhecer tudo. Quem sabe consiga ano que vem fazer essa viagem.
ResponderExcluirEu adorei conhecer o Vale Europeu, mas com pouco tempo - só 4 dias, fiquei só em Pomerode e Blumenau mesmo e nem isso deu tempo de conhecer tudo kkkkk nem sabia dessa Gruta de Botuverá e tb gostaria de conhecer outras cidades pela região!
ResponderExcluirEstou apaixonadaaa! Já quero incluir todos esses destinos ao nosso roteiro por Santa Catarina. Muito obrigada pelas dicas. Beijos ;*
ResponderExcluirNo início de 2020 me hospedei em Brusque pra conhecer Pomerode mas fiquei só 2 dias na cidade. Um dia em Pomerode e um em Brusque e o Vale Europeu que eu queria conhecer precisei deixar pra Depois. Quem sabe em 2021 consigo voltar e passar mais tempo no Vale Europeu. E com certeza vou voltar aqui nessa matéria pra fazer seu roteiro. Um beijo!
ResponderExcluirMuito legal sua postagem sobre o vale Europeu. Me deu vontade de fazer esse roteiro.
ResponderExcluir