Tiradentes – Bate Volta de São João Del Rei
Tiradentes é mais uma daquelas cidadezinhas mineiras lindas, charmosas e cenográficas. É um destino que nós do Expedições em Família sempre vamos, sobretudo quando fazemos aquelas viagens “casadas”, ou os famosos bate voltas, incluindo no roteiro as cidades próximas. Neste post daremos dicas de atrativos para você curtir em um bate volta a partir de São João Del Rei.
Como chegar a Tiradentes - bate volta a partir de São João Del Rei
A cidade de Tiradentes está situada a apenas 16,1 km via BR-265 e 10,6 km via Av. Min. Gabriel Passos, passando pelo município de Santa Cruz de Minas.
Veja detalhes dos trajetos no mapa.
Pessoalmente, preferimos esta última opção, por considerarmos a paisagem mais bonita. Além disso, sempre aproveitamos para parar no totem da Estrada Real ao longo do trajeto, já em Santa Cruz de Minas, para fazer aquela foto!
Totem da Estrada Real em Santa Cruz de Minas - A caminho de Tiradentes, bate volta a partir de São João Del Rei |
O que fazer em Tiradentes – Bate Volta de São João Del Rei
Segue abaixo as opções de passeio que você pode fazer em Tiradentes, em um bate volta a partir de São João Del Rei
Passeio de Trem – Bate Volta de São João Del Rei
Para começar o passeio, caso você não vá de carro de São João Del Rei até Tiradentes, você pode ir de trem Maria Fumaça.
A partir do passeio você verá paisagens incrivelmente belas, além de fazer uma viagem ao passado dentro da locomotiva e ouvir histórias, ao longo do trajeto, contadas pelos funcionários da ferrovia.
Passeios pelas ruas coloniais – Bate Volta de São João Del Rei
Em Tiradentes há muitas opções de passeio. A começar por caminhar pelas vias setecentistas, algumas com vista para a Serra de São José, e apreciar todo aquele casario lindo e os chafarizes. Compras nas lojinhas de souvenires também estão no roteiro de passeios.
DICA: Mas não se esqueça de usar calçados confortáveis e levar uma garrafinha de água, caminhar pelas ruas de pedrinhas cansam bastante.
Largo das Forras – Bate Volta de São João Del Rei
O Largo das Forras é o "point" na cidade, um ponto de encontro e concentração de pessoas e realização de atividades culturais. O casario do seu entorno remete aos tempos da colonização e está muito bem preservado, abrigando restaurantes, lojas e pousadas. O atual projeto urbanístico do Largo é de autoria do paisagista Roberto Burle Marx. Neste espaço há um monumento alusivo ao centenário de morte de Tiradentes, que foi levantado em 1892.
Passeio de Charrete – Bate Volta de São João Del Rei
Há também a opção de passeios de charrete, serviço este contratado diretamente com os charreteiros. Os mesmos conduzem os turistas na charrete pelo centro histórico, contando as histórias de cada local, parando nos principais pontos turísticos da cidade.
Fotografias com trajes antigos – Bate Volta de São João Del Rei
Você ainda pode fazer fotografias com roupas típicas do século XIX ao contratar os serviços das empresas de fotografia.
Templos Históricos – Bate Volta de São João Del Rei
Uma visita às lindas igrejas históricas levantadas no período colonial de Tiradentes, não pode faltar, né?! São templos lindos e encantadores, com tipologia arquitetônica em estilo que remete do barroco ao rococó, e uma belíssima ornamentação interna. Os templos que visitamos foram:
Igreja Matriz de Santo Antônio
Igreja de Nossa Senhora do Rosário Capela de São Francisco de Paula
Capela do Senhor Bom Jesus da Pobreza
Capela de São João Evangelista
Capela de Nossa Senhora das Mercês
E quando estiver caminhando pelo centro histórico, não deixe de observar os Passos da Paixão de Cristo. Eles estão espalhados ao longo do centrinho.
Saiba mais detalhes sobre os templos históricos de Tiradentes em nosso post Conheça as Igrejas Históricas de Tiradentes.
Museus e Galerias – Bate Volta de São João Del Rei
Também são atrações de interesse turístico o Museu de Sant’Ana, Museu Padre Toledo, Centro Cultural Yves Alves, Museu da Liturgia, Anos 80 Museu da Nostalgia, dentre outros.
Destacamos aqui o Museu Sant’Ana, situado à Rua Direita, n. 93, funcionando em um belíssimo edifício do século XVIII, que funcionou como cadeia. Seu acervo é constituído de imaginárias de Sant’Ana, belíssimas esculturas feitas de diferentes materiais e técnicas, datadas dos séculos XVIII e XIX.
Destacamos também o Museu de Padre Toledo, que funciona em um casarão do século XVIII à Rua Padre Toledo, n.190. O prédio serviu de moradia para o Inconfidente Padre Toledo e também de local de encontro e reuniões entre os demais integrantes da Inconfidência mineira. O acervo do Museu é constituído de documentos, imagens, objetos, móveis que informam sobre a edificação, a vida de Padre Toledo e o cotidiano da Vila de São José.
Monumento a Tiradentes – Bate Volta de São João Del Rei
O monumento a Tiradentes homenageia este inconfidente, Joaquim José da Silva Xavier. Esta estátua, diferentemente de tantas outras, retrata o inconfidente antes de sua prisão. O atrativo se encontra no Largo do Sol, nas proximidades do Museu Padre Toledo.
O outro monumento a Tiradentes se trata de um busto, que fica debaixo de uma árvore, praticamente de frente para a edificação da Câmara Municipal. Endereço: Rua da Câmara Municipal.
Onde comer em Tiradentes
Tiradentes é um dos redutos da gastronomia mineira pela diversidade de restaurantes e por abrigar o Festival da Cultura e Gastronomia que ocorre anualmente em agosto. Entre tantas opções, preferimos sempre os restaurantes “self service” como o Restaurante Divino Sabor, Restaurante Plataforma do Sabor, o Belloni e Barouk Gourmet.
E caso você prefira esticar o seu tempo em Tiradentes...
Onde dormir em Tiradentes
A cidade detém uma ótima infraestrutura hoteleira, com hotéis e pousadas encantadoras, bem estruturadas e totalmente equipadas para receber os turistas. Veja todas as opções que separamos para você no Mapa do Booking abaixo. São opções de hospedagens em Tiradentes com bons preços e avaliações dos usuários. Passe o mouse e veja imagens das hospedagens. E você pode fazer a sua reserva. Faça uma busca de hospedagem com o melhor preço.
Você vai curtir também:
Até a próxima Expedição em Família!
Gente que cidade mais linda. Adorei o post de bate volta de Tiradentes a São João del Rei. Que fotos mais lindas, fiquei me imaginando nesse passeio e com certeza eu quero fazer um passeio de charrete quando eu for :) Amei!!
ResponderExcluirEu preciso conhecer essas cidades históricas em Minas!
ResponderExcluirLindas demais... românticas, bucólicas... vou providenciar isso, assim que der!
Ainda não conheço nem São João del Rei, nem Tiradentes. Com certeza, farei esse incrível bate-volta. Como Tiradentes é linda, uma cidade cheia de história e beleza. A viagem de trem já será uma atração que irá me encantar. Que passeio incrível. Amei o post!
ResponderExcluirTiradentes é uma cidade encantadora. Vale muito a pena esse Bate Volta de São João Del Rei. O post está incrível, cheio de dicas preciosas. Adorei!
ResponderExcluirFui a Tiradentes muitos anos atrás e lendo sua matéria fiquei com vontade de voltar.
ResponderExcluirConsegui viajar sem sair de casa, que post maravilhoso! Cada casarão mais lindo que o outro, vocês fizeram as fotos com roupa de época?
ResponderExcluirTiradentes é realmente uma graça e é lindo ver que ela permanece tao bem preservada.
ResponderExcluirNão sabia que as duas cidades eram tão próximas e que dava para fazer um bate-volta entre Tiradentes e São João del Rei.
ResponderExcluirQuando eu for pretendo fazer o inverso. Quero passar quatro noites em Tiradentes e fazer o passeio de um dia para São João del Rei.
Obrigado pelas dicas!
Adorei o post! Tenho muita vontade de conhecer Tiradentes, quem sabe em breve eu não consiga usar suas dicas e ir pra lá. Obrigada por compartilhar
ResponderExcluirTiradentes é um lugar que a gente quer MUITO visitar! O bate volta parece interessante mas queríamos ter mais tempo de explorar essa cidade histórica maravilhosa. Adorei as dicas :)
ResponderExcluirSou totalmente contra passeios de carroça e espero MUITO que as pessoas não utilizem esse serviço. Adorei as dicas de bate e volta, das igrejas, de onde comer e onde ficar. Você sabe algo sobee Carnaval em Tiradentes?
ResponderExcluirEu adoro os passeios de trem: já fiz em Bento Gonçalves e Curitiba. Nunca consigo conciliar as datas para curtir os passeios de Tiradentes e Campos do Jordão. Você agendou com antecedência?
ResponderExcluirCada vez que vejo uma matéria sobre as cidades históricas de Minas fico enlouquecido. Esta matéria sobre Tiradentes atiçou ainda mais minha gana de conhecer esta região! Um encanto! Você acha que umas duas semanas são suficientes para conhecer umas 4 cidades destas por aí? parabéns pelo post!
ResponderExcluirJá visitei alguns lugares nessa região - Ouro Preto, Mariana ou Brumadinho. Mas não conheço Tiradentes ou São João del Rei, adorei as dicas para conjugar os 2 numa viagem só
ResponderExcluirPreciso tanto conhecer Tiradentes, anotei todas as dicas pra quando estiver indo visitar.
ResponderExcluirTiradentes! Que povoação colonial linda! Quase senti o legado histórico nas suas palavras e nas imagens. Incrível como um lugar pode contar tantas histórias.
ResponderExcluirTiradentes é uma cidade linda demais. Pessoalmente, prefiro me hospedar por lá, mas gostei da opção de bate e volta a partir de São Joao Del Rey, para que tem pouco tempo e quer conhecer tudo. Parabéns pelo post.
ResponderExcluir