Conheça agora os atrativos turísticos de Guaratinguetá e descubra o que fazer nesta cidade da Estrada Real!
Guaratinguetá na Estrada Real – breve histórico
Durante as nossas Expedições em Família pela Estrada Real adentramos as terras paulistanas, as mesmas por onde passaram bandeirantes, tropeiros e demais expedicionários desde o século XVII. A toponímia advém do tupi guarani e significa “muitas garças brancas”, que eram encontradas nas imediações do Rio Paraíba do Sul.
A fundação de Guaratinguetá se deu em 13 de junho de 1630, dia de Santo Antônio, quando se erigiu uma capelinha em sua homenagem.
Quase um século depois, a localidade viveu outra experiência religiosa, quando três pescadores encontraram, nas águas do Rio Paraíba, a imagem de terracota de Nossa Senhora, exatamente onde hoje é o município de Aparecida do Norte.
Outro fato religioso importante para a cidade, é que ano de 1739 nasceu Frei Antônio de Sant’Anna Galvão, transformado em santo em 1998.
Guaratinguetá, além de integrar o roteiro da Estrada Real, também integra o Caminho da Fé, composto por municípios como Aparecida.
A cidade é repleta de atrativos naturais, religiosos e culturais. Como passamos apenas um dia lá, optamos por conhecer apenas os principais atrativos dentro da cidade. Os atrativos de natureza ficaram para a nossa próxima visita.
Guaratinguetá – o que fazer nessa cidade da Estrada Real
Conheça os principais atrativos turísticos de Guaratinguetá
O que fazer em Guaratinguetá - Conhecer os templos históricos
Catedral de Santo Antônio em Guaratinguetá
Este templo magnífico começou a ser erigido a partir do século XVII em homenagem ao padroeiro da cidade. ao longo das décadas foi passando por inúmeras reformas e mudanças, chegando ao seu atual arquitetura.
É um belíssimo exemplar da arquitetura religiosa na cidade. Nele foi batizado Frei Galvão.
Endereço: Praça Santo Antônio. Centro.
Igreja de Santa Rita em Guaratinguetá
Começou a ser construída em meados do século XIX por fieis e seus escravos. Ao longo do tempo, passou por diversas alterações estéticas e reformas, chegando à forma atual.
Endereço: Av. Rui Barbosa, 595
O que fazer em Guaratinguetá - conhecer equipamentos religiosos Frei Galvão
Memorial e Oratório de Frei Galvão de Guaratinguetá
Casa de Frei Galvão
Este equipamento integrante da Rota da Fé é a Casa onde nasceu Frei Galvão. Ali fica resguardado um acervo composto por relíquias que remetem à história de Frei Galvão, dos milagres a ele atribuídos. Ela foi tombada pelo patrimônio histórico e arquitetônico municipal.
Endereço: Rua Frei Galvão, esquina com Rua Lucas, 78.
Memorial e Oratório de Frei Galvão
É um bem que funciona como anexo à Casa Frei Galvão, bem próximo à casa. Lá existe um grande acervo de e ex votos, peças doadas por fieis, além de relatos e fotos de pessoas que disseram ter alcançado curas e bênçãos advindas de Frei Galvão. Ali as pessoas também fazem as suas orações e fazem uso da água benta.
Por falar nisso, essa água sai da Fonte Frei Galvão, que recebeu a bênção de Frei Paulo Beck, do convento de São Francisco em São Paulo, onde residiu Frei Galvão.
Endereço: Rua Frei Galvão, de frente para a casa Frei Galvão.
O que fazer em Guaratinguetá - Outros equipamentos religiosos da Rota da Fé
Não conhecemos todo o acervo religioso da Rota da Fé, mas mencionaremos aqui os demais:
Seminário de Frei Galvão
Gruta Nossa Senhora de Lourdes
Memorial Filhos de Maria Auxiliadora do Brasil Museu Orfanato
Santuário da Esperança
Santuário de Frei Galvão.
O que fazer em Guaratinguetá - conhecer a Estação Ferroviária
Estação Ferroviária de Guaratinguetá
A famosa Estação Ferroviária Guaratinguetá, construída no século XX com traços da arquitetura inglesa oitocentista, é outro ponto turístico. O seu funcionamento se deu até a década de 1950 e era um ponto de encontro entre as pessoas o município, e muito frequentado.
Endereço: Praça Condessa de Frontin. Centro
O que fazer em Guaratinguetá - conhecer o casario antigo
Arquitetura histórica de Guaratinguetá
Além da Estação ferroviária com sua bela arquitetura, pode-se fazer uma caminhada pelas vias do município e identificar alguns poucos exemplares da arquitetura do século XIX e primeiras décadas do século XX ainda existentes.
O que fazer em Guaratinguetá - conhecer os Museus
Museu Histórico Conselheiro Rodrigues Alves de Guaratinguetá
O Museu histórico da cidade reúne um acervo formado por mobiliários, peças, documentos que pertenceram ao Conselheiro Rodrigues Alves, personalidade importante na cidade. A edificação, onde está instalado, foi morada do conselheiro.
Endereço: Rua Doutor Morais Filho, 41. Centro.
Museu Frei Galvão
Este museu está instalado em um salão de um prédio no centro da cidade. Seu acervo é formado por imaginárias, relíquias religiosas, objetos de arte, mobiliário, fotografias e documentos que remetem à história cultural e religiosa da cidade.
Endereço: Praça Conselheiro Rodrigues Alves. Centro.
O que fazer em Guaratinguetá - Outros atrativos turísticos
Mercado Público de Guaratinguetá
O Mercado Municipal de Guaratinguetá é um equipamento histórico que reflete o crescimento econômico da cidade, para além de seus modos e costumes cotidianos. Ele foi fundado em 1889 e pode-se encontrar de quase tudo um pouco. Uma grande variedade de hortifrutis, cereais, produtos artesanais, doces, temperos, comidas típicas da região, objetos utilitários, ferramentas, dentre outros.
Endereço: Rua Doutor Martiniano, Centro.
Centro Turístico Cultural Luiz Carvalho dos Santos
O Centro Turístico Cultural do município se encontra nas proximidades da Estação ferroviária, paralelo à linha ferroviária. Ele foi edificado lembrando a arquitetura ferroviária, dos galpões ferroviários do século XIX, com a diferença de que está totalmente com tijolinhos à vista. Ele tem um belo jardim que adorna o seu entorno imediato.
Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 115. Centro.
O que fazer em Guaratinguetá - desfrutar dos atrativos natureza
Quanto aos atrativos naturais e que não desfrutamos, há o Parque Ecológico Anthero dos Santos e o Gomeral, que valem apena conhecer.
Onde comer em Guaratinguetá
No entorno da Catedral e na região mais central do comércio da cidade há variados restaurantes, padarias e lanchonetes. Almoçamos no Restaurante Hoplita, e pela tarde lanchamos no Café Ponto Chic, mas não gostamos do atendimento.
Onde se hospedar em Guaratinguetá
Não dormimos na cidade, pois passamos dois dias em Aparecida do Norte. Mas estivemos no Kafé Hotel, onde carimbamos nosso passaporte da Estrada Real, e gostamos do que vimos. Porém, Guaratinguetá dispõe de variadas pousadas e hotéis. E você pode fazer a sua reserva pelo
Booking.com que oferece milhares de propriedades com o melhor valor e cancelamento grátis.
Aproveitem bem as dicas e curtam bastante essa cidade!
Vai viajar?! Compre artigos de viagem pelos links de nossos parceiros aqui no nosso site!
Até a próxima Expedição em Família!
Que lugar interessante! Adorei essas dicas do que fazer em Guaratinguetá. Um destino que sabia muito pouco a respeito!
ResponderExcluirNossa que bacana, eu vou a trabalho para lá no final de semana e não sabia que tinha tantas coisas legais para conhecer em Guaratingueta. Adorei as dicas!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar em Guaratinguetá, claro, mas nunca procurei saber o que tem de bom por lá e agora vejo que tem muita coisa interessante. Aliás, toda a Estrada Real é interessante. Coloquei na minha lista.
ResponderExcluirDeyse amei as dicas do que fazer em Guaratinguetá, já passeii por ai algumas vezes, mas indo para São José dos Campos, nunca fiquei para explorar a cidade
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar de Guaratinguetá, mas não sabia desse lado histórico e religioso da cidade. Adoro conhecer igrejas e as que você mostrou no artigo são lindas, cada uma com sua peculiaridade.
ResponderExcluirOi Deyse, já passei por Guara e nunca me interessei de parar, mas com suas dicas do que fazer em Guaratingueta fiquei com vontade de descobrir a cidade! Obrigada.
ResponderExcluirAdoro seus posts sobre a Estrada Real, Deyse! Tenho muita vontade de fazer! Já estive em Guaratinguetá. Impossível não associar a cidade ao Frei Glavão, né?! Adorei ter a sua visão dela e saber mais detalhes. Até porque faz bastante tempo que eu estive lá! Amei o post!
ResponderExcluirQuanta História e atrações incríveis em Guaratinguetá. Não conheço ainda essa cidade e me deu muita vontade de conhecer. Obrigada por suas dicas.
ResponderExcluirNão sabia que Guaratinguetá ficava na Estrada Real também! Tenho muita vontade de conhecer e seu texto vai me ajudar muito a planejar minha viagem. Obrigada!
ResponderExcluir