Conheça agora 5 Vinícolas no Brasil fora dos circuitos tradicionais para visitar e amar.
5 vinícolas no Brasil para conhecer e amar
Um dos tipos de turismo que temos apreciado é o enoturismo. Vivenciar a experiência de visitar as vinícolas, conhecer todo o processo da produção do vinho, desde o cultivo e a colheita da uva, fazer parte da degustação e ainda ter a possibilidade de almoçar nas bodegas, é algo que tem nos atraído cada vez mais.
Vinícola Fin - Entre-Ijuís, RS |
Essa é, inclusive, uma das grandes tendências de turismo no contexto pandêmico e de retomada lenta e gradual do turismo brasileiro.
Vamos agora, compartilhar aqui as vinícolas que conhecemos nos últimos anos e que não estão incluídas nos tradicionais circuitos do enoturismo. Queremos também incentivar, de alguma forma, a conhecê-las e desfrutar deste tipo de turismo no Brasil.
Rio Grande do Sul - vinícolas no Brasil para conhecer
Vinícola Cantina Tonet em Caxias do Sul – vinícolas no Brasil para conhecer
Vinícola Cantina Tonet - Caxias do Sul |
A Cantina Tonet é uma empresa familiar situada na Serra Gaúcha, foi criada pela família Tonet que chegou da Itália em 1897, dando continuidade ao tradicional cultivo de videiras de sua terra natal, mas a produção comercial de vinhos iniciou em 1950.
Vinícola Cantina Tonet - Caxias do Sul |
A cantina Tonet produz sucos naturais, vinhos de mesa, vinhos finos e espumantes. Em seu processo de fabricação todos mantêm uma forma artesanal de produção.
Além da visita guiada à videira e o acompanhamento do processo de produção na vinícola, a cantina Tonet oferece degustação de sucos, vinhos e espumantes. A vinícola conta com um restaurante anexo que serve o famoso galeto tradicionalmente preparado na região.
Endereço: Estrada Municipal Vicente Menezes, linha 40, Caxias do Sul.
Divulgação Vinícola Cantina Tonet - Caxias do Sul |
Vinícola Masotti em Gramado - vinícolas no Brasil para conhecer
A Vinícola Masotti iniciou a tradição da fabricação de vinhos e sucos no Brasil a partir de 1887, quando Davide Masotti deixou a Itália. O saber fazer dos vinhos Masotti foi sendo passado de geração a geração e, hoje, a vinícola é uma das grandes produtoras de sucos e vinhos na Serra Gaúcha.
A vinícola fabrica diferentes tipos de vinho e de suco. Vinhos de mesa tinto bordô suave ao seco, Vinho branco de mesa Niágara seco e Niágara suave, além de sucos de uva integral e uva Niágara branca.
A vinícola oferece visitação guiada por meio do Tour Linha Bella. Nessa visita, Euclides Masotti, um dos idealizadores da empresa, nos explica como se dá o processo de produção dos sucos e vinhos. O visitante pode degustar e adquirir os sucos e vinhos na cantina. Você pode também fazer a visita por conta própria, basta entrar e contato com a vinícola.
Endereço: Rua Antônio Benetti Sobrinho, 2200, Mato Queimado, Gramado, RS.
Vinícola Fin/ Entre-Ijuís - vinícolas no Brasil para conhecer
Vinícola Fin - Entre-Ijuís, RS |
A Vinícola Fin é uma empresa familiar com produção própria de uvas e vinhos situada na região das Missões Jesuíticas no Rio Grande do Sul. A empresa foi fundada em 2003 pela terceira geração da família advinda do Vêneto no Brasil e foi a pioneira no noroeste do Estado.
A Vinícola Fin produz uma variedade de vinhos e sucos de uvas cultivados por meio de uma agricultura biodinâmica que visa respeitar o meio ambiente. São vinhos fino tinto seco, vinhos fino branco seco, vinho licoroso rosado doce, espumantes, e sucos integrais de tangerina e de uva.
A Vinícola Fin oferece o Turismo Enogastronômico. Neste passeio, além de se conhecer os vinhedos, o processo de produção do vinho e uva, em sua cantina, seus servidos verdadeiros e deliciosos almoços acompanhados de seus vinhos e sucos de uva. Para experimentar o enogastronômico basta entra em contato.
Endereço: Rodovia BR 285, KM 509, Entre -Ijuís, RS.
São Paulo - vinícolas no Brasil para conhecer
Vinícola Maziero/ Jundiaí - vinícolas no Brasil para conhecer
Vinícola Maziero - Jundiaí, SP |
A família Maziero chegou ao Brasil em 1888 e, inicialmente, dedicavam-se ao plantio de café. Posteriormente, passaram a plantar uva em sua propriedade e no ano de 1954 iniciaram a comercialização de vinhos.
Os vinhos fabricados são todos artesanais, bem como seus licores. Na vinícola podemos encontrar vinho Demi-seco, vinho fino tinto seco Cabernet Sauvignon, vinho de mesa branco suave Niágara, vinho de mesa rosé suave, dentre outros.
Durante a nossa visita, descobrimos uma curiosidade bacana em torno do vinho e da vinícola. Em 2007 a Adega Maziero foi escolhida por uma comissão papal a produzir o vinho consumido pelo Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil. Posteriormente, em 2013, também forneceu o vinho servido ao Papa Francisco.
Em 2007, o Vinho do Papa servido foi o vinho Rosé Suave. Já em 2013, os vinhos servidos ao Papa Francisco foram o Moscato Seco, Bordô Seco e o Rosé Suave.
A vinícola não oferece visitas guiadas. Porém, você pode fazer a sua visita por conta própria, pois ela conta com uma estrutura charmosa, de fácil acesso e oferece a degustação de vinho artesanal doce, suave e seco.
Endereço: R. Maria Negrini Negro, 2051, Jundiaí, SP.
Vinícola Castanho / Jundiaí - vinícolas no Brasil para conhecer
Vinícola Castanho - Jundiaí, SP |
A Vinícola Castanho foi fundada por Aristides Lemes da Silva e começou as suas atividades de produção de vinho e cachaça em 1961. Porém, somente em 1968 é que a vinícola adquiriu novas proporções quando foi instalada no imenso terreno onde se encontra hoje. A vinícola está, atualmente, em sua 3ª geração, que dá continuidade ao legado de seu fundador.
Os vinhos fabricados pela vinícola são variados, dos vinhos finos aos de mesa tintos e branco. Além de vinhos ela também produz espumantes, licores, cachaças e sucos. O sucesso é tão grane que, a Castanho foi a vinícola vencedora nos anos 2018, 2019, 2020 na apresentação de uvas Bordô. E em 2019, foi campeã da Oitava Prova de Vinhos do Brasil com o vinho Poesia, na categoria Tinto Syrah.
Vinícola Castanho - Jundiaí, SP |
Endereço: Travessa dos Patos, 1050, Castanho, Jundiaí, SP.
Enoturismo pelo Brasil e pelo Mundo
Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva na qual outros blogueiros de viagem escreveram sobre dicas de Enoturismo pelo Brasil e pelo Mundo. Confiram:
Let’s Fly Away - Vinícola em Chianti na Toscana: passeio no Castello di Verrazzano
Dani Turismo - Roteiro do Vinho em São Roque
Destinos Por Onde Andei… - Quinta do Vallado, nossa experiência no Vale do Douro
Experiência Barbara - Cafayate - conheça essa região vinícola argentina
3 Gerações e 1 Mala - Piquenique nas parreiras da Vinícola Larentis
Vamos viajar pra onde agora - Enoturismo: Concha Y Toro ou Bouza?
Across The Universe - 7 vinícolas para você visitar durante uma viagem
Recordações de Viagens - Rota Cantinas Históricas: distrito de Faria Lemos, em Bento Gonçalves
MEL a Mil Pelo Mundo - Os Melhores Roteiros de Vinhos da Espanha
Viajando com Sy - Vinícola Luiz Argenta em Flores da Cunha
E então, você já conhecia alguma dessas vinícolas brasileiras? Conta pra gente!
Até a próxima Expedição em Família!
Eu conheci algumas em São Roque e Bento Gonçaves, que fazem parte do circuito mais conhecido pelo Brasil, mas adoro visitar lugares diferentes. Achei muito interessante a de Caxias do Sul e Jundiaí. Também tenho curiosidade em conhecer a que fica nas margens do Rio São Francisco, onde ganhou premio de melhor espumante. Conhece?
ResponderExcluirAinda tenho muitas vinícolas no Brasil para conhecer. Por muito tempo tive preconceito, pois a qualidade era muito baixa e a maioria vinho suave. Mas ultimamente o Brasil tem produzido vinhos surpreendentes!
ResponderExcluirAdorei as dicas de vinícolas no Brasil! Especialmente porque você indicou de várias cidades diferentes, não se concentrando no tradicional sul do país. Não sabia que havia vinícolas tão interessantes em Jundiaí, por exemplo.
ResponderExcluirEu já sabia que conhecia poucas vinícolas no Brasil, mas seu post me fez ver que preciso incluir mais esse tipo de passeio na minha programação em viagens por aqui. Excelentes dicas
ResponderExcluirDeyse, que legal o seu post sobre as vinícolas no Brasil. Eu particularmente adoro, vivenciar essas experiências de visitar as vinícolas, conhecer todo o processo da produção do vinho, e principalmente degustar kkkkkkk
ResponderExcluirAdorei as dicas para o enoturismo. Dessa 5 vinícolas do Brasil selecionada, já fomos em uma, na Cantina Tonet. Mesmo não tomando vinho, achamos muito interessante conhecer as plantações e aproveitar o suco de uva kkk.
ResponderExcluirConfesso que quando li 05 vinícolas para conhecer , pensei: pelo menos 02 já devo ter ido...kkk, que nada viu, não conheço nenhuma dessas aí e já me desesperei aqui pra ir, pois sou dessas que leio sobre vinícolas e quero conhecer o mais rápido possível !
ResponderExcluirTenho reservado alguns dias do ano para conhecer vinícolas brasileiras e o teu post me trouxe novas alternativas para incluir no roteiro. Ótimas opções de enoturismo.
ResponderExcluirQue incríveis todas essas vinícolas no Brasil para conhecer! Tenho muita vontade de fazer enoturismo, ainda é uma parte nova do turismo pra mim, mas me encanta as degustações, comidas, os locais onde as vinícolas estão... amei e já salvei o post!
ResponderExcluirDeyse adorei seu post sobre Enoturismo. Confesso que só conheço algumas vinícola do sul e quero muito fazer essa rota de São Roque. São tantas opções né?
ResponderExcluirOi, Deyse, aqui em casa nós adoramos vinhos e apreciamos muito visitas à vinícolas, embora não tenhamos conhecido nenhuma no Brasil ainda, uma pena.
ResponderExcluirTivemos experiências maravilhosas em vinícolas no Chile e Portugal, e estamos com planos de visitarmos também a região Sul do Brasil, então seu post veio em boa hora.
Obrigada pelas dicas de vinícolas no Brasil, o Enoturimo está sendo bastante valorizado por aqui e em crescimento, não é? Sugestões anotadas! Beijos.
Eu adoro vinho, espumante e sucos de uva! O Enoturismo é muito rico no sul do país, já fomos em algumas vinícolas e em nenhuma das que você indicou, preciso voltar ao Sul urgente rs
ResponderExcluirOie! Que saudades dos vinhos do sul! Nós sempre que podíamos dávamos uma escapadinha de Porto Alegre pra Serra. E nosso país produz vinhos deliciosos! Mas essas eu não cheguei a conhecer, ótimas dicas!
ResponderExcluirEu adoro fazer enoturismo e adorei tuas sugestões de vinícolas para conhecer no Brasil, fugindo das mais famosas e dos roteiros tradicionais.
ResponderExcluirQue otimas essas dicas das 5 melhores vinicolas para se conhecer no Brasil, me interesso muito pelo asunto e é sempre bom acumular dicas.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar esse conhecimento, estou, particularmente, muito interessada em fazer um tour pelo Brasil e descobrir esses "tesouros". Agora já tenho por onde começar, post salvo.
ResponderExcluirbeijos
Sua postagrm sobre ‘Cinco vinícolas para conhecer me fez lembrar que o Brasil também tem bom vinhos e que vale a pena visitar nossas vinícolas. Muito legal!
ResponderExcluirQuando falamos em vinícolas no Brasil, pensamos logo no Rio Grande do Sul. Achei ótimo que você traz opções em outros locais, assim nós amantes de vinho podemos "variar" um pouco nosso roteiro de enoturismo nacional.
ResponderExcluirAbri a lista pensando que só ia ter destinos de vinícola no Rio Grande do Sul, Brasil e me surpreendi com algumas opções pertinho de mim aqui em São Paulo. Adorei!
ResponderExcluir