Conheça o Jardim Botânico Francisca Rischbieter, cartão postal de Curitiba!
Jardim Botânico Francisca Rischbieter de Curitiba
Vamos contar aqui para vocês o que nos motivou passear em Curitiba! Sim, o motivo era conhecer o lindo, famoso e majestoso Jardim Botânico Francisca Rischbieter, um sonho de adolescência!
Esse Jardim Botânico é maravilhoso, além de ser um dos mais belos parques da cidade, é um dos maiores bens representativos do município, sendo, inclusive, um dos seus cartões portais.
E, com certeza, é aquele que está no imaginário popular quando se fala de Curitiba.
Jardim Botânico Francisca Rischbieter de Curitiba - breve histórico
O Jardim Botânico de Curitiba ou Jardim Botânico Francisca Richbieter é, sem dúvida, um dos principais pontos turísticos e mais visitados da cidade de Curitiba.
Inaugurado no ano de 1991, sua criação foi inspirada nos belíssimos jardins presentes na França, tendo como ponto de destaque o seu enorme e marcante "tapete" de flores, recepcionando os visitantes. E sua grande estufa de vidros foi inspirada no antigo Palácio de Cristal de Londres.
Jardim Botânico Francisca Rischbieter de Curitiba - características
Segundo as informações da Secretaria Municipal do Meio Ambiente , o Jardim Botânico de Curitiba detém uma área de 178.000 m2.
Sua bela estufa de vidro, que foi inspirada no antigo Palácio de Cristal de Londres, foi feita em estrutura metálica. Além de uma fonte d'água, ela conserva espécies botânicas de referência nacional.
Dentre elas são destaque bromélias e orquídeas, Araucária (que nomeou Curitiba e é símbolo do Paraná), imbuia, cedro, aroeira, pimenteira, cerejeiras, pitangueira.
Quanto à fauna, se fazem presentes bem-te-vi, João-de-barro, ananaí, sabiás, pomba asa-branca, gambá, tatu, caxinguelê, preá, cutia, pequenos mamíferos, sapo, perereca, rã, por exemplo.
Além da linda estufa, observa-se de longe, no Jardim Botânico, os jardins geométricos e o bosque de mata nativa.
O Jardim Botânico Francisca Rischbieter, pelo dia, guarda um rico acervo do Museu Botânico. E, pela noite, ele se transforma em um belo farol que ilumina a capital. No Museu ocorrem exposições, e ainda há biblioteca e auditório.
Ali é ainda possível visitar o Jardim das Sensações, que se constitui em uma trilha de 200 metros de extensão, onde o visitante percorre de olhos vendados, tendo a oportunidade de conhecer, através sentidos como o tato, audição e o olfato, as plantas e algumas paisagens naturais.
No geral, os equipamentos presentes são a Estufa de vidro, Museu Botânico Municipal/Herbário, jardim inspirado no jardim francês, Jardim das Sensações, lagos, fontes, o bistrô, Centro de Atendimento ao Turista, pista de caminhada, os banheiros públicos, lojas e estacionamento.
Jardim Botânico Francisca Rischbieter de Curitiba - Como chegar
De Linha Turismo : o ônibus de deixa na porta.
De Ônibus público: Utilize o Expressos Centenário/Campo Comprido e Centenário/Rui Barbosa. Desça ao lado do Botânico.
Linha Cabral/Portão. Linha Alcides Munhoz (ponto Al. Dr. Muricy). Desça em frente ao Jardim Botânico.
Jardim Botânico Francisca Rischbieter de Curitiba - Localização e Funcionamento
Endereço: Rua Engenheiro Ostoja Roguski, s/n, Curitiba.
Funcionamento: Diariamente, das 6 às 20h. Durante o verão o parque fica aberto até 21h.
Jardim das Sensações: Das 09h às 17h, de terça a domingo (durante a Pandemia na Covid-19 e durante o período chuvoso, o Jardim das Sensações permanece fechado.
Para informações atualizadas, sobretudo no contexto Covid-19, consulte o site.
Entrada: Gratuita.
Se você gostou dessa dica, aproveite e conheça outros pontos turísticos de Curitiba e passeios em cidades próximas.
Até a próxima Expedição em Família!
Deyse, eu adorei o passeio pelo Jardim botânico quando fui para curitiba. SUper fácil de chegar de ônibus e é uma delícia para curtir a natureza. Você gostou do jardim das sensações?
ResponderExcluirCuritiba é uma cidade incrível e esse jardim botânico é muito especial, passeio imperdível para quem vai à capital do Paraná.
ResponderExcluirParabéns pelo texto explicando tudinho! Adorei!
O Jardim Botânico é mesmo um patrimônio de Curitiba e um cartão-postal da cidade. Só não tinha reparado muito no nome do parque: Francisca Rischbieter, que nem sempre é lembrado. Achei importante você ter destacado isso porque nos faz refletir sobre as pessoas que inspiraram as homenagens e estão por trás da nossa história.
ResponderExcluirVisitei o Jardim botânico, cartão postal de Curitiba, de forma muito superficial pois estava numa atividade grupal mas pretendo voltar pra explorá-lo melhor. Um lindo patrimônio cultural do Paraná. Parabéns pelo post quw aguçou minha vontade de retornar.
ResponderExcluirAh Curitiba, acho uma cidade tão linda! E com certeza o Jardim Botânico é um dos seus cartões postais, de qualquer ponto que se olhe é lindo demais. Tenho uma foto muito parecida com a minha filha dentro da estufa! Lendo esse post me deu muita vontade de voltar à cidade.
ResponderExcluirAhh. quero muito levar meus pequenos em Curitiba. E o passeio pelo Jardim Botânico entrará no meu roteiro. Adorei as dicas.
ResponderExcluirAcabei de voltar de lá. Como amei essa cidade. E claro passear pelo Jardim Botânico foi a primeira coisa que fiz. hahaha Que lugar lindo né?
ResponderExcluirO Jardim Botânico de Curitiba foi o primeiro ponto que eu parei quando fui a Curitiba, e já caí de amores pela cidade. Esse parque é lindo demais! É um passeio gratuito, lindo e extremamente ecológico, e não é só pelo fato da beleza do palácio de Cristais, ou dessa estufa ser o cartão postal de Curitiba, mas pelo fato de representar a capital mais ecológica do Brasil
ResponderExcluirQue delícia de passeio pelo Jardim Botânico de Curitiba! Deu vontade de conhecer. Quem sabe depois da pandemia?
ResponderExcluirCuritiba é uma cidade maravilhosa e eu adoro o Jardim Botânico. É um lugar lindo que todas as vezes que eu visito a cidade passo por lá pra ficar pelo menos um pouco. O jardim, eu acho um dos lugares mais bonitos da cidade. Adorei o texto!
ResponderExcluirJá passei pelo Jardim Botânico de Curitiba, mas não deu tempo de entrar. É um lugar belíssimo. Essa estufa de vidro é linda.
ResponderExcluir