Conheça agora Baldim, um bate e volta de Belo Horizonte à cidade dos doces em Minas Gerais!
Baldim - Bate e Volta de Belo Horizonte à Cidade dos Doces
Fizemos um Bate e Volta de Belo Horzonte até a cidade de Baldim, em Minas Gerais. Foi bem rápido, pois o motivo da "viagem" não foi passeio. Mesmo assim, em poucas horas, resolvemos conhecer um pouco da localidade.
Baldim é um município mineiro que dista apenas 93,8 Km de Belo Horizonte pela Via MG-010. Bem próximo da região da Serra do Cipó, Santa Luzia e Sete Lagoas. De tão pertinho, dá pra fazer aquele famoso bate e volta a partir de belo Horizonte para passear e, conhecer os famosos doces da cidade.
O processo de formação do núcleo populacional que daria origem à cidade se deu no século XVIII. E este núcleo recebeu a toponímia "Pau Grosso". Na verdade, a região era rota de passagem e parada dos tropeiros que viajam pela Estrada Real. E, por falar nisso, acesse todas as dicas de nossas Expedições em Família pela Estrada Real. Os relatos históricos dizem que os tropeiros paravam às margens do córrego Pau Grosso, onde tinha um enorme jetiquitbá, para descansar.
Conheça também:
Elevado em 1948 a município, Baldim é uma cidade bem pacata e que possui um potencial turístico que precisa ser explorado. Ainda nos dias de hoje, entre as suas atividades econômicas, destaca-se a agricultura, com produtos hortifrutigranjeiros (com fornecimento para a CEASA/MG), a pecuária leiteira.
Igreja Matriz de São Bernardo |
Doces de Baldim - Bate e Volta de Belo Horizonte à Cidade dos Doces
Fábrica de Doces Famosos - Vencedora |
Lembramos aqui que estamos vivendo no contexto pandêmico, por isso mesmo, algumas das fábricas de doce da cidade não resistiram e fecharam as suas portas. Outras, somente estão trabalhando fazendo entregas e não estão abertas ao público.
A fábrica que conseguimos ir é a Doce Famoso. Esta é uma fábrica de família, que teve seu início em Belo Horizonte, na década de 1950, com senhor Modesto e senhora Lourdes Bretas. Eles deixaram o legado do ramo doceiro pra os filhos, e, um deles, Milton Bretas, casado com Márcia Gonçalves, resolveu se mudar para Baldim e lá fabricar os doces.
Prontamente os doces alcançaram sucesso na cidade e região e outras fábricas de doces surgiram no município. A tradição de doces Famoso passou para os descendentes e perdura, com êxito, até hoje. A fábrica familiar foi ramificada e hoje são Doce Minas/Delícias Famoso e a Doceria Famoso.
Fábrica de Doces Famosos - Vencedora. Processo de fabricação dos doces |
Devido à pandemia, era impossível também adentrarmos à fábrica para fazer uma visita e conhecer o seu interior, bem como o processo de produção. Mas, gentilmente, uma das proprietáriAs da fábrica pegou meu celular e tirou essa foto da produção para o blog!
Escritório de venda dos doces - Fábrica de Doces Famosos - Vencedora |
Endereço: Praça Emílio Vasconcelos, 300, Baldim - MG.
DICA: Para comprar os doces, leve dinheiro. A loja da fábrica não dispõe de maquinhinha de cartão!
Tipos de Doces em Baldim - Bate e Volta de Belo Horizonte à Cidade dos Doces
Conheça alguns dos doces encontrados na cidade de Baldim.
As bananinhas cremosas com ou sem acúcar - muito cremosa e não é enjoativa
Doce de leite recheado de goiaba - bem saboroso e molhadinho
Barrinha de coco com abacaxi sem adição de açúcar com cobertura de chocolate meio amargo - com sabor e textura mais natural e bem molhadinho.
Barrinha de coco sem adição de açúcar com cobertura de chocolate meio amargo
Bananinha cremosa com abacaxi tradicional
Bananinha cremosa com abacaxi sem adição de açúcar
Goiabinha tradicional
Cubinhos de doce de leite
Pote de doce de leite tradicional
Pote de doce de leite com coco
Fábricas de doces ativas:
Fábrica de Doces Granfrutalle - Endereço: Rua Geraldo Marquês, 503 - Alto Cruzeiro, Baldim - MG
Doces Noponto - Endereço: Estrada Baldim - Botafogo Km 4.2 - Zona Rural, Baldim - MG
Turismo inexplorado em Baldim - Bate e Volta de Belo Horizonte à Cidade dos Doces
Igreja Matriz de São Bernardo |
Infelizmente, Baldim é ainda uma cidade muito inexplorada com relação ao turismo. Mas há potencial e este deve ser explorado, sobretudo por inicitaiva da própria administração municipal. Durante nosso tempo por lá, não foi possível explorar, tampouco fazer um levatamento in loco dos atrativos turísticos.
Praça da cidade, vista a partir do interior da Igreja Matriz de São Bernardo |
Deixaremos aqui a menção dos atrativos que a cidade possui, para colaborar para a sua visita e para nosso retorno.
Igreja Matriz de São Bernardo - Paróquia criada em 1873
Interior da Igreja Matriz de São Bernardo |
Letreiro da cidade
Fábricas de doces
Atrativos culturais
Congadas:
Guarda de Nossa Senhora do Rosário
Estrela Guia
Turismo de Natureza
Este é o segmento do turismo local que não foi explorado. Consta que na cidade há escavações rochosas, grutas e sumidouro, que datam do período de passagem do desbravador Manuel de Borba Gato, século XVIII.
Esperamos que tenham gostado das dicas!
Até a próxima Expedição em Família!
Gente, não conhecia Baldim! Só de saber que a cidade tem essa vocação para os doces me animou. Ótima dica para um bate e volta de Belo Horizonte.
ResponderExcluirGente!!!! Como não conheço Baldim ainda!!!! Não sabia que a gente tinha uma cidade dos doces. Claro, que tinha que ser em Minas! rsrsrsrs
ResponderExcluirDeyse, eu adorei o bate e volta de belo horizonte!! Sabe que sou a louca da bananinha né? Aqui em casa nunca falta !! Preciso agora conhecer Baldim e comprar várias kkkkk
ResponderExcluirDeyse, que máximo essa cidade, eu nunca tinha ouvido falar de Baldim. MAs quando for a Belo Horizonte vou querer fazer esse bate e volta a cidades dos doces. Eu amo essa bananinha.
ResponderExcluirDelícia de postagem, né? Quem resiste? Nunca tinha ouvido falar em Baldim, e olha que morei dois anos em BH. Adorei a dica. Anotada.
ResponderExcluirCaramba que baldim fica perto da minha cidade e não conheço. Agora seu que é possivel fazer um bate e volta de Belo horizonte até Baldim a cidade dos doces vou engordar mais ainda. Abraços.
ResponderExcluirOlha só, Minas sempre me surpreende, eu não sabia da existência de Baldim e nem de sua produção de doces. Já gostei muito.
ResponderExcluirAdorei este bate e volta até Baldim. Moro tão perto e não conheço este paraíso. Abraços
ResponderExcluirHummm docinho mineiro é bom demais né? Eu não conhecia Baldin é bom saber que dá pra fazer um bate e volta de belo horizonte :)
ResponderExcluirAdorei saber de Baldim bate e volta de Belo Horizonte, cidade dos doces. Ótimo juntar duas coisas legais :passear perto de onde se mora e conhecer fábricas de doces. Legal ter essa alternativa !
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar desta cidade, mas a bananinha eu já tinha visto. Fiquei louca para experimentar o doce de leite com goiabada molhadinho. Que tentação!!
ResponderExcluirDayse, eu adoro doce e isso significa que eu nunca vou esquecer Baldim! Delícia de cidade e atrativos. Preciso conhecer!
ResponderExcluirGentee, que delícia que deve ser conhecer Baldim, a cidade dos doces! Estamos planejando viajar para Belo Horizonte nas próximas semanas e espero que dê tempo de fazer esse bate e volta! Adorei a dica, obrigada!
ResponderExcluirDe fato os deliciosos doces dizem muito do local. Parabéns pelo conteúdo.
ResponderExcluir