Conheça agora o Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte e se divirta!
Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte
Exposição de Brinquedos Permanente - Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte
Seu acervo é composto por 5 mil brinquedos, sendo 800 advindos de diferentes países, e são expostos permanentemente.
O Museu dos Brinquedos nasceu por inciativa de uma mineira chamada Luiza Meyer, que de 1986 a 1999, realizou exposições itinerantes em casas de cultura, shoppings e galerias de arte.
Ela guardou os seus brinquedos ao longo da infância, os brinquedos dos seus dez filhos e também os brinquedos dos seus 23 netos.
Além desses brinquedos, ao longo de sua vida, foi reunindo brinquedos doados por outras pessoas e lugares.
Realizou pesquisas sobre os brinquedos e criou mais memórias afetivas, que eram levadas a cada pessoa que visitava a exposição.
Após seu falecimento no ano de 2000, foi criado do o Instituto Cultural Luiza Azevedo Meyer. Em 2006 surgiu o Museu dos Brinquedos.
Ali, naquele espaço, dentro de uma casinha, parecida com as casinhas de vovô, no interior, são expostas as peças que remetem sempre às boas memórias afetivas que guardamos do nosso tempos de infância com nossos amigos, pais e avós. Quanta saudade!
Além da exposição permanente, o que mais acontece por lá?!
Contação de histórias - Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte
Na Contação 'Era uma vez um brinquedo", os visitantes conhecem, através de mediador, a história do brinquedo, sua origem, fabricação, materiais, além dos contextos históricos de sua criação.
Oficina Gepeto - Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte
Gepeto é a Oficina de Construção de Brinquedos. Durante ela, os visitantes aprendem a fabricar brinquedos com material reciclado e de baixo custo, e ainda podem levá-los para casa. na ocasião, minha filha construiu, com a ajuda dos monitores, uma bonequinha com jornais, fita adesiva, canetinha, cartolina e linhas.
Brincadeiras tradicionais - Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte
A oficina Um, dois e Já! É um dos momentos mais aguardados pelos pais e crianças.
É o momento no qual são resgatadas as brincadeiras tradicionais de pular corda, andar de perna de pau, brincar de corre-cutia, corrida-de-saco, bambolê, coelhinho sai da toca, amarelinha, dentre outros.
As brincadeiras antigas acontecem no Pátio das Brincadeiras, com muita interação e envolvimento de crianças e adultos.
Outras Brincadeiras - Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte
No Museu dos brinquedos acontece também oficina de jogos tradicionais como totó, jogo de botões, brinquedoteca, legoteca, Batizado de Bonecas, sala de leituras, fantasias.
Programação de Férias - Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte
A cada seis meses o Museu dos brinquedos cria uma programação especial de férias para receber as crianças. Cada dia, além das atividades permanente, o Museus recebe um convidado especial para interagir com as crianças. Confira mais detalhes no site, além das medidas de segurança que tem sido tomadas durante a pandemia. Devido a esse fato, é necessário agendar a visita com antecedência.
Algo muito bacana que descobrimos, é a possibilidade de celebrar aniversário no Museu. Quando estivemos por lá (antes da pandemia), estava acontecendo uma dessas celebrações, que foi muito bonita e interativa para os convidados. Esse passeio foi pura diversão para minha filha e para nós, além de diversão, foi um resgate das memórias da nossa infância.
Funcionamento: (confira a programação especial durante a pandemia)
Entrada: Paga
Endereço: Avenida Afonso Pena, 2564. Funcionários.
Descubra onde comer em Belo Horizonte!
Vai se hospedar em Belo Horizonte?
Confira as melhores hospedagens da capital mineira e faça a sua reserva!
Até a próxima Expedição em Família!
Eu nunca tinha ouvido falar, mas com toda certeza esse Museu dos brinquedos estará em meu roteiro de Belo Horizonte com as kids.
ResponderExcluirDeve ser incrível conhecer o Museu de brinquedos de Belo Horizonte. Para os adultos, por conta das memórias de infância. E, para as crianças, para conhecer como os brinquedos mudaram ao longo do tempo!
ResponderExcluirEu já tinha ouvido falar desse museu dos brinquedos de Belo Horizonte, mas nunca fui. Mas anotei aqui apra quando estiver por lá ir visitar, amo essas coisas.
ResponderExcluirQue legal esse Museu dos Brinquedos! Eu não sabia que existia. Na minha próxima ida para Belo Horizonte eu vou visitar. Adorei a dica.
ResponderExcluirQue legal esse museu dos brinquedos em Belo Horizonte, algumas fotos me fizeram voltar no tempo... vi alguns brinquedos que eu tinha e outros que eram sonho de consumo haha legal pra ir com os filhos né?
ResponderExcluirA criançada deve amar o Museu dos Brinquedos, em Belo Horizonte. Imagino a dificuldade de tirá-los de lá. KKK. Ótimo passeio em família.
ResponderExcluirQue museu incrível para visitar com crianças. O Museu dos Brinquedos pode ser o local ideal para incutir às crianças o gosto pela arte.
ResponderExcluirQue interessante esse museu dos brinquedos! Com certeza um passeio bem interessante para fazer com crianças em BH. Adorei
ResponderExcluirQue massa esse museu dos brinquedos em Belo Horizonte!! Eu me lembro que os meus pais me levaram em um aqui em São Paulo quando eu era criança, nem sei se existe mais. Mas é um ótimo programa para levar os pequenos né?
ResponderExcluirQue passeio legal! Eu nem sabia que em Belo Horizonte tinha um museu dos brinquedos! Que legal saber disso.
ResponderExcluirEu nunca tinha ouvido falar desse Museu dos Brinquedos. Vou levar meus sobrinhos.
ResponderExcluirObrigada por compartilhar
Que legal esse Museu dos Brinquedos em Belo Horizonte! Adorei relembrar a corrida de saco e o bambolê.
ResponderExcluirExcelente dica de passeio cultural para as crianças em Belo Horizonte. Fui e gostei.
ResponderExcluirQue lindeza o Museu do Brinquedo em Belo Horizonte! Acho que eu ficaria o dia inteiro lá só curtindo a nostalgia e imaginando a história de cada um :)
ResponderExcluir