Descubra agora o que você pode fazer em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, em um Bate e Volta a partir de Blumenau!
Pomerode - o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
Pomerode - A Cidade mais Alemã do Brasil!
Quando estivemos em Santa Catarina, fomos ao Vale do Itajaí fazer o Circuito do Vale Europeu para conhecer as cidades de tradição portuguesa, italiana, austríaca, polonesa e alemã. Pomerode é uma delas, muito famosa pela quantidade de casas em estilo enxaimel e considerada a cidade mais alemã do Brasil.
Aliás, fizemos um post contando tudo sobre o Vale Europeu pra você saber mais e descobrir os destinos para onde viajar!
Pomerode está situado a apenas 30,8 km de distância de Blumenau.
Estivemos na cidade quando fizemos um bate e volta a partir de Blumenau. Descubra agora o que você pode fazer em Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, em um Bate e Volta a partir de Blumenau!
Portal Turístico do Sul - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
Símbolo da cidade, o Portal Turístico do Sul foi construído para dar boas vindas a todos que visitam Pomerode. Em suas instalações funcionam a base administrativa da Secretaria de Turismo e o Centro de Informações Turísticas. Além de conhecer mais sobre o município, no Portal Sul é possível tirar fotos usando trajes típicos alemães e comprar artesanato local.
Endereço: Rua XV de Novembro, 818. Centro. Praça Jorge Lacerda.
Funcionamento: diariamente de 8h às 18h.
Fotos icônicas - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
Pela cidade você encontrará diferentes locais para fazer fotos icônicas. Você vai encontrar o Eu Amo Pomerode perto do Portal Turístico do Sul, além de outros ícones e esculturas.
Pórtico do Imigrante - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
Divulgação Pref. Pomerode |
Trata-se de uma réplica em tamanho natural do Portal de Stettin da cidade que foi capital da Pomerânia (de onde vieram os primeiros imigrantes que colonizaram Pomerode).
Endereço: Rua Presidente Costa e Silva
Osterbaum - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
A Osterbaum é a enorme árvore enfeitada de casquinhas de ovos coloridos, exposta o ano todo na cidade. Saiba tudo sobre a Osterbaum em nosso post do blog!
OsterFest - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
A Osterfest é a festa da páscoa em Pomerode, onde são evidenciados os rituais de celebração da páscoa dos imigrantes alemães. Saiba tudo sobre a Osterfest no nosso blog!
Museu Pomerano - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
O acervo do Museu Pomerano é composto de uma preciosa coleção de objetos que faziam parte do cotidiano dos imigrantes alemães quando chegaram à região. Você vai ver as peças e objetos do dia a dia da casa, e instrumentos, ferramentas de trabalho, além de carroças e outros. O museu disponibiliza visita guiada. Vale a pena a visita!
Endereço: Rua Hermann Weege, 111, Centro.
Entrada: paga
Funcionamento: de terça a sexta, de 10h às 11h30min e de 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 16h.
Museu Casa do Imigrante - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
A Casa do Imigrante é um dos atrativos imperdíveis da cidade. Está situada em uma casa de estilo enxaimel, bem típica da cidade, que retrata o modo de vida dos imigrantes alemães, o labor no meio rural, a lida com a terra. O casa foi edificada em 1920 e legada pelo último proprietário, Carl Weege. Ali tem também o açude, roda de moenda de cana-de-açúcar, roda d’água e lindo jardim.
Endereço: Rua Vidal Ferreira, 1032.
Entrada: gratuita
Funcionamento: terça a domingo, de 9 às 12h e das 13h às 17h.
Museu Teichmann - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
O Museu Teichmann expõe diversas obras da feitas pelo Escultor Erwin Curt Teichmann. Faz parte do acervo peças talhadas em madeira que retratam o dia a dia do trabalho dos imigrantes. Assim você verá peças de lavradores, pescadores, operários, peões e cavalos. Há ainda outras obras do autor como pinturas a óleo, moldes em barro e porcelana.
Endereço: Rua XV de Novembro, ao lado do Portal Turístico Jorge Lacerda
Funcionamento: de terça à domingo, de 14h às 17h.
Rota Enxaimel - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
Saiba tudo sobre a Rota do Enxaimel em nosso blog!
Cemitério dos Imigrantes - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
Endereço: Rua Progresso. Testo Alto, Pomerode.
Praça Torgelowerplatz - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
A Praça Torgelowerplatz foi inaugurada 2010, sendo edificada para celebrar os 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina, a praça é fruto de um acordo entre Pomerode e Torgelow, em 2007. As esculturas de bronze nela presentes são obras do José Batista. Elas foram elaboradas em tamanho natural para representar o trabalho permeou o desenvolvimento da cidade, o homem com a enxada e a mulher cuidando da educação dos filhos. na representação se nota o homem, mulher, cavalos e objetos utilizados pelos imigrantes alemães durante a colonização do Brasil, em específico, em Santa Catarina.
A praça é um marco da colonização de Pomerode, que valoriza processo de desenvolvimento cultural, religioso e educativo de Pomerode.
Endereço: Rua Hermann Weege. Centro, Pomerode (ao lado do Zoo Pomerode e em frente ao Centro Cultural).
Outras opções a escolher - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
Como fizemos um bate e volta, à época, com a nossa bebê, não desfrutamos de todos os atrativos que a cidade oferece. Mas deixaremos aqui, para conhecimento, as opções existentes.
Compras de artesanato
Passeio de carros de mola
Pomerode Jeep Tour
Trilha da Natureza
Cicloturismo Vale Europeu
Cervejaria Schornstein e Festival da Cerveja
Festa Pomerana – A mini Oktoberfest
Teatro Municipal
Zoológico de Pomerode
Museu do Automóvel
A Flávia do blog Turismo em Família esteve com seus pequenos na Vila Encantada. Confira como foi a visita dela e programe a sua!
Passaporte Turístico - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
A Hebe do blog Vamos Viajar pra onde Agora nos trouxe uma super novidade, que não conhecíamos. Ela nos apresentou o Passaporte turístico de Pomerode. Saiba mais sobre ele para você garantir logo o seu!
Onde comer - Pomerode: o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau
Nós almoçamos em um restaurante tradicional da cidade e que serve o famoso pato. É o Restaurante Schroeder, de buffet livre muito bom e com preço justo.
Endereço: Rua Luiz Abry, 45 Centro, Pomerode.
Pela tarde, nós lanchamos na deliciosa confeitaria em sistema de self service. É a confeitaria Torten Paradies, que também serve pratos para almoço e sobremesas e outras delícias da culinária alemã.
Endereço: Rua 15 de novembro, 350. Centro.
Ainda na avenida principal da cidade, encontramos a loja Nugali Choclates, onde compramos os deliciosos chocolates. Claro que aproveitamos e nos deliciamos.
Endereço: Rua 15 de novembro, 290. Centro.
A Cíntia do Blog Viajando com a Cíntia nos indica comer no Bierwein, que é um restaurante e pizzaria da cidade.
Onde se hospedar - o que fazer em Pomerode
se você for para a cidade para dormir, aproveite e escolha a melhor opção de hospedagem através de nosso parceiro Booking e aproveite os melhores preços!
Aproveite e contrate passeios por Pomerode com nosso parceiro Get Your Guide e aproveite os preços incríveis!
Até a próxima Expedição em Família!
Deyse, amei seu post sobre bate e volta em Pomerode. Fiz todo seu roteiro, menos o cemitério dos imigrantes. A cidade é mesmo muito linda que vale uma visita.
ResponderExcluirEsse bate e volta vale muito a pena. Achei Pomerode uma cidade muito interessante. Depois de ler seu post vi que preciso voltar!
ResponderExcluirPomerode sempre esteve na minha lista de prioridades. Mas por já ter passado pela região rapidinho, fui deixando pra depois. Agora, por cauda desse seu este post - Pomerode - o que fazer no Bate e Volta a partir de Blumenau -, a vontade de conhecer voltou e vou me programar para isso. Essa dica chegou em boa hora. Muito obrigada!
ResponderExcluirEu acho um charme essas cidades de origem europeia, como Pomerode. Amei tuas dicas do que fazer na cidade a partir de um bate e volta de Blumenau
ResponderExcluirEu acho Pomerode um charme! Adorei suas dicas do que fazer na cidade. Pode fazer Bate e Volta a partir de Blumenau, mas acho que a cidade merece uns dias a mais!
ResponderExcluirDeyse, acabei de voltar ao passado! Passei muitas férias em Blumenau na infância e tenho saudades desta região. Inclusive era muito comum faermos bate-volta para Pomerode. Adorei saber o que fazer por lá hoje em dia. Deve estar muito diferente. Obrigada por comp-artilhar sua experiência. bjs
ResponderExcluirEu comecei a ouvir falar sobre Pomerode há uns 3 anos e desde então tenho visto muito sobre a cidade. Achei uma ótima opção o bate e volta a partir de Blumenau, pensava apenas na possiblidade de ir de Floripa.
ResponderExcluirAdorei seu post sobre Pomerode. É sempre bom saber o que fazer na cidade mais alemã do Brasil, ainda mais pra alguém que nem eu que pretende ficar uma semana inteira em agosto. Estou caçando passeios pra fazer por lá e arredores, e achei esse post super útil. A rota do Enxamel você gasta quanto tempo? Pra saber quantos passeios eu coloco para o mesmo dia.
ResponderExcluirOi Cíntia, quanto ao tempo do passeio da Rota Enxaimrl, depende muito de como você o fará. No nosso caso, como estávamos com nossa bebê, optamos por um passeio mais básico e personalizado, e deve ter durado em média uma hora. Agradecemos a sua mensagem e volte sempre ao nosso blog.
Excluir