Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu da Estrada Real. Carimbe o seu passaporte e conheça as maravilhas das cidades mineiras!
Estrada Real - Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu
Caminho do Sabarabuçu - Estrada Real
|
Serra da Piedade - Caeté |
O Caminho do Sabarabuçu surgiu há cerca de 300 anos quando os bandeirantes avistaram uma luz muito forte que vinha do alto de uma serra, o antigo Pico de Sabarabuçu, que é a atual serra da Piedade. À época, o então Pico do Sabarabuçu era um ponto de referência/localização para se chegar às minas a partir de Raposos, Sabará e Caeté.
|
Santuário da Serra da Piedade |
Essa luz avistada, para os bandeirantes, era o brilho do ouro. Porém, na verdade, era o brilho da luz do sol refletida no minério das rochas. Para se chegar até lá, os bandeirantes criaram uma rota alternativa entre o caminho Velho e o Caminho dos Diamantes, dando origem ao Caminho do Sabarabuçu.
|
Casario do centro histórico de Sabará
|
O Caminho do Sabarabuçu segue a margem do Rio das Velhas e detém 160 km (entre trilhas e estrada de terra) de extensão entre Cocais (distrito de Barão de Cocais) e Glaura (distrito de Ouro Preto). Estes 160 km do Caminho de Sabarabuçu estão divididos em 6 trechos.
|
Caminho do Sabarabuçu. Fonte: Instituto Estrada Real. |
Nós não percorremos os 160km entre trilhas e estradas de terra, mas passamos pela estrada de asfalto. Cada dia percorríamos os trechos de asfalto para chegarmos em cada destino, Cocais, Caeté, Sabará, Rio Acima e Glaura, onde pegaríamos os carimbos do nosso Passaporte.
Para percorrer o Caminho do Sabarabuçu e se orientar adequadamente, baixe o Mapa no site do Instituto Estrada Real.
Onde se Hospedar no Caminho do Sabarabuçu
Estrada Real - Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu
|
Santuário da Serra da Piedade |
Nosso objetivo com este post é, de maneira sintética e breve, traçar um roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu na Estrada Real. Para saber em detalhes sobre os destinos deste Caminho, bem como sobre os atrativos, clique nos nomes em destaque laranja para ser direcionado aos posts específicos e detalhados.
Dia 1 Cocais - Estrada Real: Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu
|
Distrito de Cocais |
Cocais é um charmoso distrito do município de Barão de Cocais. Há atrativos bem bacanas.
Considerando que você chegará pela manhã ao distrito, perto da hora do almoço:
Fim da manhã e tarde:
- Almoçar no Restaurante da Pousada Vila Cocais
- Passeio pelas ruas para registar o casario antigo
- Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a Igreja de Sant’Anna
- Sítio Arqueológico da Pedra Pintada
- Carimbar o Passaporte da Estrada Real: Pousada Vila Cocais
Noite: Viaje para Caeté e durma por lá. Consulte as nossas sugestões de hospedagem, indicadas anteriormente neste post.
Trajeto entre Cocais e Caeté
São 62,4 km entre Cocais e Caeté pela BR-262 e BR-381.
Dia 2 Caeté - Estrada Real: Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu
|
Santuário da Serra da Piedade - Caeté |
Manhã:
- Passeio no Santuário da Serra da Piedade: Santuário de Nossa Senhora da Piedade. O Santuário resguarda a imagem da Padroeira de Minas Gerais. É nessa Serra que está a origem da Lenda do Sabarabuçu. Do alto da Serra da Piedade pode-se admirar as mais belas paisagens.
|
Observatório da Serra da Piedade |
Ali você também encontrará a Basílica homônima, o Observatório Astronômico Frei Rosário, lanchonete, restaurante e toda infraestrutura para receber religiosos e turistas do mundo todo. Em 2012, o Governo de Minas declarou o Santuário Nossa Senhora da Piedade como Atrativo Turístico de Especial Relevância para o Estado.
- Almoce no Santuário da Serra da Piedade
- Carimbar o passaporte: Santuário da Serra da Piedade
|
Serra da Piedade
|
Tarde:
- Passeio pelo centro histórico de Caeté.
- Museu Ideal da Farmácia
- Igreja São Francisco de Assis e a Matriz de Nossa Senhora do Bom Sucesso
- Museu Regional
- Museu da Cachaça ou Museu Casa João Pinheiro e Israel.
Noite: Viaje para Sabará e durma por lá. Consulte as nossas sugestões de hospedagem, indicadas anteriormente neste post.
Saiba mais, em detalhes, o que fazer em Caeté.
Trajeto entre Caeté e Sabará
São 27,1 km entre Caeté e Sabará e pela BR-262.
Dia 3 Sabará - Estrada Real: Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu
Manhã:
- Caminhar pelo centro histórico e conhecer o casario preservado (incluindo Rua Direita, Solar do Padre Correia e Teatro Municipal)
- Tour pelos Chafarizes
- Parque Natural Chácara do Lessa
Tarde:
- Museu do Ouro (e carimbar o passaporte)
- Tour pelas diversas igrejas em estilos que remetem do Barroco ao Rococó, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Igrejinha do Ó. Conheça mais sobre as mais belas
Igrejas de Sabará.
Noite: Viaje para Rio Acima e durma por lá. Consulte as nossas sugestões de hospedagem, indicadas anteriormente neste post.
Trajeto entre Sabará e Rio Acima
São 31,9 km entre Sabará e Rio Acima pela MG-030.
Dia 4 Rio Acima e Glaura - Estrada Real: Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu
Manhã: Rio Acima
|
Rio Acima |
Rio Acima é um município situado próximo a Nova Lima. Não foram muitos os atrativos que encontramos por lá, mas a localidade se destaca pela Serra da Gandarela e pelas cachoeiras que abriga. Assim sendo, destacamos, para a sua escolha de visita:
- A Serra da Gandarela: Parque Nacional e possui um mirante maravilhoso, além de ser um espaço para ciclismo
- Cachoeiras: Trem das cachoeiras, Cachoeira da Tinta Roxa, Cachoeira do Índio, Cachoeira Chica Dona e a Cachoeira Viana.
- Antiga estação Ferroviária
- Carimbar o passaporte: Pousada Circuito Real
Trajeto entre Rio Acima e Glaura
São 58,4 km entre Rio Acima e Glaura pela MG-030 e BR-356.
Tarde: Passeio por Glaura
|
Distrito de Glaura |
Glaura é um pequeno distrito de Ouro Preto. Por lá, o seu destaque é:
- Igreja Matriz de Santo Antônio
- Passeio pelas ruas para apreciação do casario do século XVII e XIX
- Ruínas da fazenda
- Cachoeira do Rio das Velhas
- Praia do Rio das Velhas
- Carimbar o passaporte: Bar do Domingo (Bar Casa Branca)
Noite:
Aproveite o restaurante de comida mineira Empório Caza Branca para jantar.
Pernoite em Glaura. Consulte as nossas sugestões de hospedagem, indicadas anteriormente neste post, e durma no distrito.
Outros Roteiros...
Conheça outros Roteiros de viagem propostos por outros blogueiros:
No Brasil...
Pelo Mundo...
Até a próxima Expedição em Família!
Muito legal este roteiro pela estrada real. Engraçado que sou mineiro e desconhecia o caminho de sabarabuçu e agora estou morrendo de vonta de conhecer também. Bjao
ResponderExcluirQuero fazer o roteiro da estrada real e ainda não havia lido sobre o caminho de sabarabuçu, já quero fazer esta parte também.
ResponderExcluirUau! Arrasou! Eu conheço muito a estrada real e nunca tinha me ligado no Caminho Sabarabuçu. Achei muito interessante mesmo. Já quero fazer e vou me basear no seu roteiro. Adoro acompanhar o blog, beijinhos
ResponderExcluirAmei o seu roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu! Esses dias mesmo estava pesquisando como tirar o passaporte da Estrada Real, já que tenho sentido muita vontade de conhecer essa região do Brasil tão linda e cheia de histórias! Vou salvar todas as suas dics!
ResponderExcluirCada dia mais fico encantada pelos caminhos de Minas Gerais, especialmente esse seu roteiro do Caminho de Sabarabuçu, me deixou apaixonada. Quero muito explorar mais Minas Gerais.
ResponderExcluirDeyse, muito legal o seu roteiro de 4 dias pelo caminho de Sabarabuçu, confesso que cada vez me surpreendo mais! O nosso Brasil tem tantas riquezas escondidas né?
ResponderExcluirQue máximo a história que originou o caminho de Sabarabuçu. Achei o seu roteiro de 4 dias bem interessante e uma optima alternativa aos que não querem ou não podem fazer as trilhas.
ResponderExcluirQue máximo a história que originou o caminho de Sabarabuçu. Achei o seu roteiro de 4 dias bem interessante e uma optima alternativa aos que não querem ou não podem fazer as trilhas.
ResponderExcluirAhh...como quero esse passaporte da Estrada Real! Amei seu roteiro! Desse caminho do Sabarabuçu só conheço Caeté e Sabará. Quero completar!
ResponderExcluirParabéns pelo post da Estrada Real! Esse seu roteiro de 4 dias pelo caminho do Sabarabuçu eu quero muito fazer e encher meu passaporte de carimbos.kkkkk
ResponderExcluirA Estrada Real é uma pérola do nosso Brasil. Adorei o seu Roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu. Pretendo fazer em breve!
ResponderExcluirNunca ouvi falar de Glaura. Acho que dos lugares citados esse é o único que não conheço. Agora já quero conhecer, kkk. Adorei seu roteiro!
ResponderExcluirSou doido para conhecer a estrada real. Esse roteiro de 4 dias pelo Caminho Sabarabucu passa por lugares lindos. Dica super anotada :D
ResponderExcluirSempre que tento organizar uma viagem pela Estrada Real fico bem perdida no roteiro. Seu post me ajudou bastante a clarear as ideias.
ResponderExcluirMinas Gerais é um destino maravilhoso. Conheço algumas cidades históricas, mas tenho muita vontade de fazer o roteiro da Estrada Real e fiquei encantada pelo Caminho Sabarabuçu.
ResponderExcluirAhh que delícia que deve ser viajar pela Estrada Real! Tenho muita vontade de conhecer. Adorei esse roteiro passando por Sabarabuçu!
ResponderExcluirSou doida pra fazer o caminho da Estrada Real. Esse roteiro de 4 dias pelo Caminho do Sabarabuçu é incrível. Aqui no sul tem uma estação de trem igualzinha, deve ser padrão da época né!
ResponderExcluirAo indicar o conteúdo de sua postagem para os alunos, eles perceberam que Ouro Preto, Mariana são apenas algumas das belezas que compõem a Estrada Real. Com certeza, conteúdos como os seus proporcionam um bom diálogo entre o ensino de História e Turismo. Parabéns!
ResponderExcluirEu sou louca para fazer trilhas na Estrada Real e esse caminho por sabarabuçu parece ser uma excelente opção de roteiro! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirQue riqueza essa Estrada Real e, em especial, esse caminho por Sabarabuçu. Ainda pego essa estrada sem pressa e saio explorando cada pedacinho dela, absorvendo o que ela oferece de mais bonito: a história e a natureza.
ResponderExcluirEsse roteiro pelo caminho de Sabarabuçu está perfeito, a Estrada Real é um 'país' né kkkk? Encantada.
ResponderExcluirEsse roteiro pelo caminho de Sabarabuçu está perfeito, a Estrada Real é um 'país' né kkkk? Encantada.
ResponderExcluirQue delícia esse roteiro pelo caminho de Sabarabuçu. Anotei tudo e vou fazer assim que der.
ResponderExcluir