Conheça o Mercado Central de Belo Horizonte, uma história e tradição dos mineiros!
Mercado Central de Belo Horizonte - História e Tradição Mineira
O Mercado Central de Belo Horizonte faz parte da história, da cultura e da tradição mineira. São 90 anos de muita história e tradição, visitada por diferentes turistas e frequentada pelos mineiros.
Na capital, este espaço logra reunir os bens mais típicos da mineiridade, que exaltam a identidade belohorizontina, mas, sobretudo, a identidade cultural mineira.
Nele, você encontra a autêntica comida mineira, os quitutes, os doces, as iguarias, os temperos de Minas. Saboreia um pouquinho de cada delícia misturada ao aroma da gastronomia tão tipicamente mineira. Os aromas também saem da gastronomia e vão para o lado das essências e das flores.
Além das delícias gastronômicas e aromas que perfumam a casa, no Mercado central é possível encontrar artesanato que adornam a casa, diferentes utilitários, ervas medicinais, objetos de crenças e muitas cores.
O Mercado Central de Belo Horizonte expressa o que há de mais autêntico na cultura mineira, da comida típica, dos modos de fazer, às crenças e à religiosidade, aos modos de viver.
Expressões tão singulares e típicas da cultura popular mineira.
História: Mercado Central de Belo Horizonte - História e Tradição Mineira
O Mercado Central de Belo Horizonte foi idealizado na década de 1920 e inaugurado em 1929, no ferido de 7 de setembro. O objetivo era, em um único lugar, na capital, reunir todos os produtos destinados a abastecer os habitantes da capital.
À época, o terreno era a céu aberto, onde as barraquinhas de madeira eram montadas uma se alinhando à outra.
E assim ele funcionou até 1964 quando a prefeitura alegou dificuldades na manutenção de seu gerenciamento. Sendo assim, os barraqueiros se uniram o compraram o terreno.
Eles edificaram toda a estrutura do de galpão do mercado central, para que as suas barracas ficassem em abrigo.
Com o tempo, além de comerciantes de alimento e especiarias, o mercado central passou a contar com comerciantes de artesanato, utilitários, animais, lanchonetes, restaurantes, dentre outros.
Hoje, muito bem organizado, o mercado conta com mais de 400 lojas e oferece um serviço de informações turísticas bilíngue, recebendo pessoas de todo mundo todo.
A Capela, religiosidade e sincretismo religioso - Mercado Central de Belo Horizonte - História e Tradição Mineira
A partir de 1954 passou a ser celebrada a missa do Mercado Central, para a comemoração da páscoa dos comerciantes locais. Porém ela foi realizada fora do mercado. Uma imagem de Nossa Senhora de Fátima foi doado por uma comerciante portuguesa e a imaginária passou a ser a padroeira do Mercado.
Uma década depois, quando o terreno foi comprado pelos comerciantes, foi construído o galpão, estacionamento e uma capela dedicada à NS de Fátima. A Capela de Nossa Senhora de Fátima foi reconhecida em 1972 pela Arquidiocese de Belo Horizonte, durante a Missa Inaugural com o Arcebispo Dom João Rezende Costa. Todos os domingos, às 17h, é realizada uma missa na Capela do Mercado Central é realizada todos os domingos, às 7h.
Quanto à religiosidade no geral, encontra-se no Mercado Central diferentes lojas especializadas na comercialização de artigos e objetos ritualísticos voltado a diversas denominação e crenças. Em uma mesma loja se encontra artigos do catolicismo e do candomblé, por exemplo.
O que encontrar por lá - As Lojas: Mercado Central de Belo Horizonte - História e Tradição Mineira
São mais de 400 lojas/estandes espalhados pelos mais de 14.000 metros quadrados. Além das lojas dedicas à religiosidade, comentada anteriormente, confira os demais tipos de lojas que você poderá encontrar por lá e conhecer, mais de perto, a cultura popular mineira.
Lojas de ervas e raízes
Lojas de sementes
Lojas de tabacaria
Loja de essências
Lojas de artesanato
Lojas de floricultura
Lojas de presentes e acessórios
Lojas de utilidades domésticas
Lojas de bebidas
Lojas de destilados e cachaças
Lojas de temperos e condimentos
Lojas de frutas secas
Lojas de doces
Lojas de queijos
Restaurantes e lanchonetes
Lojas de de frutos do mar
Lojas de pescados
Açougues
Lojas de aviário
Lojas de aquário e peixes
Lojas de pequenos mamíferos
Acessibilidade: Mercado Central de Belo Horizonte - História e Tradição Mineira
O Mercado Central vai além de um espaço de compras. Como já falamos, lá tem também uma capela onde são realizadas missas dominicais.
Além disso, a acessibilidade também se faz presente em sua estrutura,
garantindo o acesso de pessoas com dificuldades de locomoção. Há rampas e elevadores de acesso, além de profissionais treinados para atendimentos especializados.
Crianças e jovens portadores de necessidades especiais também tem acesso ao Mercado para descobrir os sabores, as cores, os aromas diferentes.
O Mercado Central também disponibiliza visita guiada a turistas e escolas.
Informações úteis: Mercado Central de Belo Horizonte - História e Tradição Mineira
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744. Centro. Belo Horizonte.
Funcionamento:
Segunda a sábado, das 8h às 18h.
Domingo e feriados 8h às 13h.
Visita guiada:
Para turistas, entre em contato: informacoes@mercadocentral.com.br ou (31) 3277-4691.
para escolas, entre em contato conosco: agendamento@mercadocentral.com.br ou (31) 3274-9434.
Estacionamento:
Diariamente, das 7h às 21h.
Aceitam dinheiro, cartões de débito e crédito (Estacionamento 1 e 2)
Mais informações: (31) 3274-9497; (31) 3274-9434
Conheça e desfrute o Mercado Central de Belo Horizonte!
Confira outras dicas de passeios e gastronomia em Belo Horizonte!
Conheça outras opções de Mercados e feiras, dicas de outras blogueiras:
Elizabeth Werneck - Guia de Compras no Saara, RJ: Vale a pena fazer compras no centro do Rio de Janeiro
6 Viajantes - Mercados e Feiras em Montevidéu
Até a próxima Expedição em Família!
Deyse, que legal conhecer o mercado central de Belo Horizonte, me lembrou muito o mercadão aqui de São Paulo, cheio de iguarias e coisas gostosas para aproveitar
ResponderExcluirAdoro mercados públicos nas grandes cidades, e o mercado central de Belo Horizonte é um dos melhores que eu já visitei. Adorei o post. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirEu sou apaixonada por esse mercado central de Belo Horizonte. Isso aí é um paraíso de delicias hahahahaha. Saudades!
ResponderExcluirParece ser bem interessante o Mercado Central de Belo Horizonte. Adorei saber que fazem missas lá.
ResponderExcluirEu sou completamente apaixonada por Mercados Públicos e sempre que eu viajo separo um espaço no meu roteiro para conhecê-los. E dentre todos os mercados que eu já visitei no Brasil, o Mercado central de Belo Horizonte tem um lugar super especial! Ele é tao incrível quanto você descreveu.
ResponderExcluirO Mercado Central de BH é um dos meus lugares favoritos no mundo! Queria morar lá dentro hahaha
ResponderExcluirO Mercado Central de Belo Horizonte faz parte da minha história. Amei o post! Deu para matar um pouco a saudade.
ResponderExcluirO Mercado Central é um local que gosto de visitar quando vou em Belo Horizonte. Ótimo post
ResponderExcluirGosto muito de visitar o Mercado Central de BH, no entanto não me sinto confortável quanto a parte dos animais. Evito visitar aquela area…
ResponderExcluirCada vez que vejo um post sobre Belo Horizonte, penso o quanto sempre fico adiando conhecer a capital de Minas Gerais. Adorei o post e quando estiver por lá vou incluir o mercado central de BH, abraços
ResponderExcluirSeu post Mercado Central de Belo Horizonte - História e Tradição Mineira é super completo e eu percebi que se eu for lá, passo o dia inteiro experimentando,, cheirando, comendo e ainda volto no dia seguinte. Amei!
ResponderExcluir