Conheça o Museu Casa Guimarães Rosa, um incrível passeio pela literatura brasileira para crianças e adultos em Cordisburgo!
Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo
João Guimarães Rosa - Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo
João Guimarães Rosa nasceu no dia 27 de junho 1908, em Cordisburgo. Em 1929 escreveu quatro contos premiados em um concurso da revista ‘O Cruzeiro’. Escreveu também o livro de poemas Magma, em 1936, que venceu o Prêmio da Academia Brasileira de Letras. Em 1937 escreveu os contos que iriam formar o futuro livro Sagarana.
Guimarães Rosa, em 1945, realizou uma expedição ao interior de Minas Gerais até o Mato Grosso. Em 1946, o livro Sagarana foi publicado pela Editora Universal. Um ano depois foi publicada a reportagem poética Com o Vaqueiro Mariano, no jornal ‘Correio da Manhã’, do Rio de Janeiro.
Já em 1952, ele realizou uma nova viagem pelo sertão e, em 1956, foi publicada a obra Corpo de Baile. Em maio desse ano, foi lançado Grande Sertão: Veredas, obra pela qual recebeu os Prêmios Machado de Assis, Carmem Dolores Barbosa e Paula Brito, tornando um marco na literatura brasileira.
Em 1962 publicou Primeiras Estórias e um ano depois 1963 foi candidato, pela segunda vez, a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, sendo eleito por unanimidade, no dia 8 de agosto. Em 19 de novembro de 1967 o autor falece.
O Acervo do Museu Casa Guimarães Rosa - Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo
O museu Casa Guimarães Rosa funciona na casa onde nasceu e viveu João Guimarães Rosa. Na edificação, Guimarães Rosa nasceu em 1908 e viveu até os 9 anos. A casa foi transformada em museu e inaugurada em 1974. Ele foi criado para ser centro de referência da vida e obra do escritor.
A Casa abriga o acervo documental e alguns bens que pertenceram ao autor enquanto médico, diplomata, além de objetos pessoais, vestuário, utensílios domésticos, mobiliário e vestígios do universo rural descrito por Rosa em suas obras, como objetos de montaria e outros relacionados à atividade pecuária.
Destaca-se também o seu diploma da Academia Brasileira de Letras, máquinas de escrever, fotos, manuscritos, as gravatas-borboleta. Além disso, há espaços que abrigam exposições temporárias e sobre a Folia de Reis na cidade.
Outro ponto de destaque na edificação é o estabelecimento comercial outrora mantido pelo pai do escritor, que funcionava no cômodo da frente da residência da família, como era costumeiro nas pequenas cidades do interior.
Anualmente, em junho ou julho, acontece o evento Semana Rosiana, quando, entre outras atividades, esses atores se apresentam, interpretando trechos das obras de Guimarães Rosa. É um evento imperdível, cheio e história, literatura e muita cultura.
O grupo de Contadores de Estórias Miguilim - Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo
O grupo de “Contadores de Estórias Miguilim” foi criado por senhora Calina Silveira Guimarães criou, em 1995, com o objetivo de divulgar a obra de Guimarães Rosa, entre os jovens e moradores locais. O Grupo é formado por meninos e meninas com idades entre 9 e 18 anos e que atuam no Museu Casa Guimarães Rosa como guias nas visitas realizadas no espaço.
Estes jovens Contadores de Estórias Miguilim atuam diariamente no Museu Casa Guimarães Rosa, realizando a mediação da visitação e, ao final, interpretando os contos de Guimarães Rosa. Todas as visitas são finalizadas no pátio externo, com a atividade de interpretação performática de trechos de obras e textos pertencentes à vasta produção literária assinada pelo autor.
Esse trabalho é voluntário e as gratificações são originárias de gorjetas cedidas pelos visitantes e do cachê de apresentações externas.
A Semana Rosiana - Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo
A Semana Rosiana conta a apresentação das obras do autor por profissionais da literatura brasileira e pelos integrantes do grupo de Contadores de Estórias Miguilim. Durante o evento também ocorre a Caminhada Eco-Literária, que consiste em interpretar os contos nos próprios locais citados nas obras, tornando a recitação mais interessante, uma vez que as estórias seriam melhor entendidas e se tornariam mais atraentes pelo fato de utilizar o cenário citado na obra.
Informações importantes - Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo
Endereço: Av. Padre João, 744 - Cordisburgo.
Funcionamento: de terça-feira a sábado, de 09:30 às 17:00h.
Entrada: Gratuita
Até a próxima Expedição em Família!
Que bacana Deyse, esse museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo. Adoro esses passeios, estive na casa de Jorge Amado em Salvador e amei.
ResponderExcluirQue bacana esse passeio pelo Museu Casa de Guimarães Rosa. Eu adoro conhecer lugares assim nas viagens! Iria com certeza!
ResponderExcluirO Museu Casa Guimarães Rosa é um local que gostaria de conhecer. Preciso incluir Cordisburgo no meu roteiro.
ResponderExcluirAdoro quando as casas de escritores e outros famosos se tornam museus e podemos conhecer um pouco de sua história.
ResponderExcluirQuanta história no museu casa guimarães. Acho que nunca ouvi falar de Cordisburgo, tem basntante atrativo para conhecer Deyse?
ResponderExcluirQue incrível o Museu Casa Guimarães Rosa em Cordisburgo! Já tinha vontade de conhecer a cidade, agora sabendo do museu tenho mais ainda! Obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirAdorei Cordisburgo e achei o Museu Casa Guimarães Rosa uma preciosidade. Pena que pouca gente sabe que existe.
ResponderExcluirAcho tão importante este tipo de museus. O Museu Casa Guimarães Rosa é um óptimo local para miúdos e graúdos perceberem um pouco mais e de forma bem pedagógica da vida de João Guimarães Rosa.
ResponderExcluirComo é interessante está casa museu de Guimarães Rosa. Está cidade já estava na minha lista mas agora ficou imperdível. Obrigada por compartilhar.
ResponderExcluirMaravilhoso esse museu da casa de Guimarães Rosa. Gosto demais de conhecer a história dos nossos grandes homens. Adorei conhecer esse museu.
ResponderExcluir