Conheça um pouco de como é o espetáculo de Som e Luz e a visão noturna das Ruínas de São Miguel Arcanjo nas Missões Jesuíticas, Rio Grande do Sul!
Espetáculo de Som e Luz das Ruínas de São Miguel Arcanjo nas Missões Jesuíticas/RS
O Espetáculo de Som e Luz acontece no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo. Este sítio está localizado no município de São Miguel das Missões, na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, microrregião de Santo Ângelo. A cidade integra a região das Missões, na Rota Turística das Missões Jesuíticas, junto a outros 26 municípios.
Sabe aquele lugar mágico que você tanta sonha conhecer?! Então, esse foi o nosso caso com essa região e ela não nos decepcionou! E olha, estivemos lá com uma criança de 3 anos! Ela amou!
É perfeitamente possível fazer um passeio desses com criança. Basta gostar desse tipo de turismo, querer levar a criança e servir de mediador na relação criança/objeto turístico, explicando, na linguagem dela, o que acontece por ali...
Por isso indicamos fortemente a todos a conhecerem, um vestígio muito importante de nossa história reside ali e merece ser conhecido. E por que a nossa história merece ser conhecida?! Porque só assim conheceremos a nossa identidade e o contexto em que hoje vivemos!
Antecedentes históricos - Espetáculo de Som e Luz das Ruínas de São Miguel Arcanjo nas Missões Jesuíticas/RS
As terras que hoje compreendem a região das Missões eram antes ocupadas pelos indígenas, em sua maioria Guarani. Entre os séculos XVII e XVIII, durante o processo de evangelização da Companhia de Jesus nas colônias da Coroa espanhola na América, houve o contato entre o “homem europeu” e os indígenas dessa região.
Em 1632 foi fundado, aos pés da Serra de São Pedro, às margens do Rio Ibicui, um aldeamento de indígenas catequizados pelos jesuítas e que recebeu o nome de Aldeamento de Itaiacecó. Contudo, pelos idos de 1637 essa redução começou a sofrer ataques frequentes dos bandeirantes paulistas que buscavam capturar indígenas para servirem de mão de obra escrava. Todo esse contexto provocou o deslocamento da redução jesuítica-guarani para o local onde hoje é o Sítio Arqueológico. Justamente por essas atribulações, a instalação de São Miguel das Missões ocorreu apenas em 1687.
O Povo de São Miguel Arcanjo, que era uma das reduções do Estado Jesuítico do Paraguai, constituía, junto a outras seis reduções, os Sete Povos das Missões. Basicamente, esses Sete Povos eram a reunião de grupos catequizados (jesuíticos - guaranis) que estavam locados na região nordeste do atual Rio Grande do Sul, às margens do Rio Uruguai. Quer saber mais?
Em 13 de janeiro de 1750 foi firmado o Tratado de Madrid, que redefiniu as fronteiras das possessões das Coroas na América. Assim, ele previa, no Sul, a troca da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões Jesuíticas, situados no lado oriental do Rio Uruguai.
Em outras palavras, os jesuítas e os índios teriam que abandonar as suas reduções, as construções de longos anos das mesmas, o seu cotidiano, as suas criações, hortas, ofícios, o trabalho de catequese e alfabetização, e recomeçar em outro lugar.
Obviamente que houve reações por parte dos missioneiros e indígenas, gerando a Guerra Guaranítica. Sepé Tiarajú, cacique e alferes-mór de São Miguel, é relatado pela história como um dos grandes líderes dessa Guerra, lutando até a morte em 1756, segundo os dados do IPHAN.
Quanto à história contemporânea, na década de 1920 ocorreu o loteamento urbano no entorno das Ruínas de São Miguel Arcanjo, e partir dessa ação, a Vila de São Miguel foi criada em 1926, pertencendo ao município de Santo Ângelo. A então vila se tornou município em 1988.
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é hoje o maior atrativo do município, e resguarda os vestígios da presença dos jesuítas na região, seu trabalho de catequese dos guaranis, e a própria Guerra Guaranítica.
Espetáculo de Som e Luz - Espetáculo de Som e Luz das Ruínas de São Miguel Arcanjo nas Missões Jesuíticas/RS
Para começar, só podemos dizer que foi mais um dos grandes atrativos da cidade, que nos emocionou e muito, inclusive a nossa filha!
Trata-se de uma narrativa que representa as missões jesuíticas guaranis na região, e a guerra entre europeus e indígenas, foi uma incrível volta ao passado que nos emocionou muito, mas, ao mesmo tempo, nos lembrou que a fome por riqueza ao preço da morte reside no coração desde o princípio da humanidade.
Sempre nos falaram que o local é místico e guarda, além de histórias e estórias, muitos acontecimentos extraordinários, algumas delas ouvimos dos moradores locais e funcionários do sítio arqueológico. Pois bem....
Naquela ocasião, a previsão era de chuva pela noite, o que poderia dificultar o belo espetáculo. Durante o nosso trajeto de Santo Ângelo até o município de São Miguel das Missões, a cada quilômetro que avançávamos em direção, as tenebrosas nuvens escuras e carregadas se tornavam constantes.
Somos uma família de muita fé e viajamos orando a Deus para que não chovesse, seria nossa ÚNICA chance de assistir ao espetáculo. E Ele abençoou, assistimos ao belíssimo show e a única chuva que presenciamos foi a de meteoros (sim! verdade! a noite foi de meteoros), que adornou ainda mais o céu!
Mais uma vez confessamos, foi, para nós, um dos lugares mais emocionantes que estivemos. E a nossa filha se surpreendeu com a história narrada no Espetáculo e ao conhecer os indiozinhos no Sítio arqueológico.
Você pode conhecer o roteiro e o texto de todo o espetáculo no site. Além disso, pode também assistir a um trechinho do Espetáculo de Luz e Sombra nas Ruínas de São Miguel nas Missões através de nosso Canal do Youtube!
Ah! Ainda não se inscreveu, aproveite e se inscreva!
Informações - Espetáculo de Som e Luz das Ruínas de São Miguel Arcanjo nas Missões Jesuíticas/RS
O espetáculo, em português, ocorre diariamente. Durante o Horário de verão ele acontece às 21h30min. Demais épocas, às 20h.
Ingressos: Estudantes e pessoas com mais 60 anos – R$ 10,00. Demais pessoas: R$ 25,00.
Obs: Ingressos à venda a partir de uma hora antes do espetáculo. Esses foram os valores de julho/2019. Para valores atualizados consulte o Portal das Missões.
Saiba mais sobre o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões e se encante!
Gosta da Rota das Missões?! Então saiba O quer fazer em São Miguel das Missões e O que fazer em Santo Ângelo!
Até a próxima Expedição em Família!
Que coisa linda deve ser ver de perto esse espetáculo de som e luz nas ruinas de São Miguel nas Missões Jesuítas. Só pelo seu post já me encantei e achei o valor ótimo tb
ResponderExcluirEsse espetaculo é lindo demais. Estive aí em 2020. Assisti esse show e me apaixonei. O espetáculo de som e luz nas ruinas de São Miguel das Missões Jesuíticas é simplesmente emocionante. A voz da Fernanda Montenegro, aquele som da guerra e as projeções nas missões fazem você nunca mais esquecer da história que aconteceu em São Miguel das Missões.
ResponderExcluirQue lindo deve ser esse Espetáculo de Som e Luz nas ruínas de São Miguel das Missões!
ResponderExcluirRealmente, deve ser maravilhoso assistir ao Espetáculo de Som e Luz nas Ruínas de São Miguel nas Missões Jesuíticas, no Rio Grande do Sul. Saber a história do lugar enriquece qualquer visita. Muito legal, mesmo! Valeu pela dica!
ResponderExcluirQuanto mais leio sobre o estado do RS me apaixono. Que incrível esse espetáculo de som e luz na cidade de São Miguel das Missões. Fique encantada.
ResponderExcluirEstou encantada com o Sítio Arqueológico de São Miguel das Missões . Já coloquei na minha lista
ResponderExcluir