Descubra tudo o que fazer em Santa Bárbara da Estrada Real!
O que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real
Passeio pelo centro histórico - O que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real
O centro histórico de Santa Bárbara lhe reserva belíssimos casarões históricos, datados desde o século XVIII, dignos de serem conhecidos, admirados. Vale cada minuto para admirar e fotografar.
São casarões para moradia, prédios institucionais, públicos, dentre outros. Você encontrará belos exemplares datados do século XVIII, XIX e das décadas primeiras décadas do século XX.
Colégio Municipal Afonso Pena |
Assim que você chega à cidade, é recepcionado por uma miniatura de casarão de traços que remetem à arquitetura dos séculos XVIII e XIX.
Miniatura de casarão que remete aos traços dos séculos XVIII e XIX. |
Casa do Mirante |
A Casa do Mirante é uma edificação bicentenária, tombada pelo Iphan. Está situada à Praça principal da cidade, no centro histórico, nas proximidades da igreja do Rosário.
Pontilhão é um belo monumento representativo das antigas estradas de ferro e do advento das ferrovias na cidade.
Na mesma linha, há de ser visitada a edificação da antiga estação ferroviária, restaurada e com traços arquitetônicos e estilísticos voltados para o limiar do século XX.
No Sectur você vai carimbar o passaporte caminho dos Diamantes. Na Casa do Mel você encontrará o famoso e delicioso mel de Santa Bárbara, bem como outras delícias.
Conhecer os templos históricos - O que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real
Igreja Matriz Santo Antônio começou a ser erguida a partir de 1713 e se trata de um belíssimo exemplar religioso, de destaque na cidade, com traços e elementos que remetem ao estilo rococó.
Igreja de Nossa Senhora das Mercês foi tombada pelo município de Santa Bárbara e tem construção datada possivelmente do século XVIII.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é um lindo exemplar religioso com data de construção de a partir de 1756, situado na praça central do centro histórico, no alto e em lugar de destaque.
A Igreja de São Francisco de Assis, situada em uma posição geográfica de destaque, no alto de uma rua em elevação, é outro exemplar religioso belíssimo com data de construção de 1782.
Visitar os Museus - O que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real
O Museu Antoniano, instalado na antiga Casa de Câmara e Cadeia de Santa Bárbara, reúne um acervo dedicado à vida do padroeiro da cidade, Santo Antônio. Além disso, é exposto também a história do edifício e seu contexto da história da cidade de Santa Bárbara. Os visitantes podem conhecer muito da vida de Santo Antônio, por meio de painéis expográficos e conteúdo audiovisual.
O Memorial Afonso Pena funciona no casarão onde nasceu o homônimo ex-presidente da República. O acervo reúne material jornalístico sobre a vida política dele, bem como objetos pessoais, seu binóculo, livros diversos, quadros que retratam a família.
A Casa de Cultura de Santa Bárbara situada no antigo Largo do Rosário, é um dos mais belos exemplares da arquitetura civil que emergiu no auge do período da mineração do ouro, em estilo colonial barroco datada do século XVIII. A edificação foi tombada pelo IEPHA, pelo IPHAN e pelo Conselho Municipal. Já foi a sede da antiga sede dos Correios e Telégrafos.
Parque Municipal Recanto Verde - O que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real
O Parque Municipal Recanto Verde compreende 45 hectares de mata nativa que são destinados ao lazer e também à produção tecnológica ambiental. Sua mata, situada no centro da cidade, é uma vegetação característica da zona de transição de Mata Atlântica ainda remanescente e a de cerrado.
A ambiência ainda possui quadra poliesportiva, playground, pista de skate e de caminhada, lago com pedalinhos e restaurante.
Distrito de Brumal - O que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real
Brumal é um distrito muito lindo e fofo de Santa Bárbara que vale a pena ser visitado. Seu centro histórico é um encanto e bem bucólico. É o distrito mais antigo do município, sendo fundado no século XVIII.
Além da Matriz, há também no distrito a charmosa a Capela de Nosso Senhor dos Passos, construída em 1865. A toponímia Brumal foi oficializada em 1943. O Núcleo Histórico do Distrito de Brumal foi tombado em nível estadual em 1989.
Onde se hospedar em Santa Bárbara
Na cidade há boas opções de hospedagem para os diferentes poderes aquisitivos. Indicamos o Hotel Quadrado e o Athens Palace Hotel. Ambos podem ter a reserva feita pelo Booking.com.
Veja outras dicas bacanas de blogs amigos:
Vamos viajar pra onde agora? O que fazer em Paris de Graça
Uma Viagem Diferente - O que fazer em Belo Horizonte
Mundo Viajante - O que fazer em Arraial do Cabo
Cantinho de Ná – O que fazer em Aveiro, a Veneza portuguesa
6 Viajantes - O que fazer em Bariloche no inverno com crianças
Across The Universe - O que fazer em Brasília
3 Gerações e 1 Mala - O que fazer em Pomerode
Chicas Lokas na Estrada- O que fazer em Trindade-Paraty
Até a próxima em Expedição em Família!
Depois de tanto ouvir e ler sobre a Estrada Real confesso que é um dos locais no Brasil que tenho mais curiosidade em conhecer.
ResponderExcluirNão fazia idéia do que fazer em Santa Barbara na estrada real. Já li várias matérias sobre a estrada real no sei blog e cada dia que passa tenho mais vontade de fazer uma roadtrip nesta rota..
ResponderExcluirQue fofura essa antiga estação ferroviária! Ainda bem que conseguiram preservar tantos detalhes.
ResponderExcluirAs igrejas e o casario são o que mais me atraem numa cidade, especialmente, se são assim, seculares. Amei a estação ferroviária, a Casa de Cultura e a Casa do Mirante - exemplares que fazem andar quilômetros para conhecer ao vivo, de pertinho. Há muito o que fazer em Santa Bárbara, na estrada real. Esta é uma viagem que planejo fazer.
ResponderExcluirQue cidade mais linda. Realmente a Estrada Real reserva muitos tesouros e Santa Barbara parece ser mais um. Adorei o post e as informações.
ResponderExcluirPassei a conhecer a estrada real através do seu blog amiga! E fico aqui passada em saber que poucas pessoas conhecem um destino tão rico
ResponderExcluirA estrada real é tão cheia de lugares escondidos e bonitos né? Quando coisa para fazer em Santa Barbara, cheia de igrejas bonitas
ResponderExcluirAdorei saber o que fazer em Santa Bárbara na Estrada Real. O interior de Minas parece sempre tão tranquilo. Só de ver as fotos já fico relaxada..
ResponderExcluirPelas fotos Santa Bárbara é um amor, adoro estes casarões antigos. Quero muito fazer este caminho da Estrada Real para percorrer o interior de Minas.
ResponderExcluirWoowwww eu amo visitar locais assim repletos de historia e com uma arquitetura fascinante! Não sabia que haviam tantas coisas para fazer em Santa Bárbara na Estrada Real.
ResponderExcluirNa minha opinião Minas Gerais é uma das joias do Brasil!
Ah! amei a sua mascara com a logo do blog!
Cada vez que venho visitar seu blog, descubro que não conheço nada a Estrada Real. Adorei saber o que fazer em Santa Bárbara, mais uma cidade que irei visitar em breve
ResponderExcluirNão sabia que Santa Bárbara era tão preservada. Encantada com esse centro histórico.
ResponderExcluirPretendemos conhecer a Estrada Real. Ótimas dicas do que fazer em Santa Bárbara.
ResponderExcluirJá tenho mais uma cidade para colocar na minha lista em Minas Gerais. Adorei as dicas do que fazer em Santa Barbara.
ResponderExcluirColeciono os carimbos do passaporte na Estrada Real, mas ainda preciso incluir Santa Barbara, então amei as dicas do que fazer ;)
ResponderExcluirA Estrada Real sempre me surpreende. E este post foi especial, pois eu não imaginava que tinha tanto o que fazer em Santa Bárbara! Amei as dicas e principalmente a foto com as guloseimas!
ResponderExcluir