O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo está localizado no município de São Miguel das Missões, na região noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, microrregião de Santo Ângelo. A cidade integra a região das Missões, na Rota Turística das Missões Jesuíticas, junto a outros 26 municípios.
Sabe aquele lugar mágico que você tanta sonha conhecer?! Então, esse foi o nosso caso com essa região e ela não nos decepcionou! E olha, estivemos lá com uma criança de 3 anos! Ela gostou?! Veja as fotos e tire as suas conclusões!
Conheça o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS
É possível fazer um passeio desses com criança?! Claro que é possível! Basta gostar desse tipo de turismo, querer levar a criança e servir de mediador na relação criança/objeto turístico, explicando, na linguagem dela, o que acontece por ali...
Por isso indicamos fortemente a todos a conhecerem, um pedaço muito importante de nossa história reside lá e merece ser conhecida por cada brasileiro. E por que a nossa história merece ser conhecida?! Porque só assim conheceremos a nossa identidade e o contexto em que hoje vivemos!
E quando fizer as suas expedições, não deixe de contratar um Seguro Viagem, que é muito importante. Nesta página á direita, você clica no nosso banner de seguros e faça o seu!
Conheça o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS - Um pouco de contexto histórico...
As terras que hoje compreendem a região das Missões eram antes ocupadas pelos indígenas, em sua maioria Guarani. Entre os séculos XVII e XVIII, durante o processo de evangelização da Companhia de Jesus nas colônias da Coroa espanhola na América, houve o contato entre o “homem europeu” e os indígenas dessa região.
Em 1632 foi fundado, aos pés da Serra de São Pedro, às margens do Rio Ibicui, um aldeamento de indígenas catequizados pelos jesuítas e que recebeu o nome de Aldeamento de Itaiacecó. Contudo, pelos idos de 1637 essa redução começou a sofrer ataques frequentes dos bandeirantes paulistas que buscavam capturar indígenas para servirem de mão de obra escrava. Todo esse contexto provocou o deslocamento da redução jesuítica-guarani para o local onde hoje é o Sítio Arqueológico. Justamente por essas atribulações, a instalação de São Miguel das Missões ocorreu apenas em 1687.
O Povo de São Miguel Arcanjo, que era uma das reduções do Estado Jesuítico do Paraguai, constituía, junto a outras seis reduções, os Sete Povos das Missões. Basicamente, esses Sete Povos eram a reunião de grupos catequizados (jesuíticos - guaranis) que estavam locados na região nordeste do atual Rio Grande do Sul, às margens do Rio Uruguai. Quer saber mais?
Em 13 de janeiro de 1750 foi firmado o Tratado de Madrid, que redefiniu as fronteiras das possessões das Coroas na América. Assim, ele previa, no Sul, a troca da Colônia do Sacramento pelos Sete Povos das Missões Jesuíticas, situados no lado oriental do Rio Uruguai.
Obviamente que houve reações por parte dos missioneiros e indígenas, gerando a Guerra Guaranítica. Sepé Tiarajú, cacique e alferes-mór de São Miguel, é relatado pela história como um dos grandes líderes dessa Guerra, lutando até a morte em 1756 (Dados do IPHAN).
Quanto à história contemporânea, na década de 1920 ocorreu o loteamento urbano no entorno das Ruínas de São Miguel Arcanjo, e partir dessa ação, a Vila de São Miguel foi criada em 1926, pertencendo ao município de Santo Ângelo. A então vila se tornou município em 1988.
O Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo é hoje o maior atrativo do município, e resguarda os vestígios da presença dos jesuítas na região, seu trabalho de catequese dos guaranis, e a própria Guerra Guaranítica.
Como chegar ao Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo
São Miguel das Missões está situado a 476 km de Porto Alegre pela BR 386, e a 57,4 km de Santo Ângelo pela BR-285 e RS-536, onde se encontra o aeroporto mais próximo.
Para chegarmos até lá, fomos de avião de Porto Alegre a Santo Ângelo. De lá, alugamos um carro.
E você pode visitar o Sítio em qualquer época do ano. A cidade e seus atrativos ficam disponíveis à visita dos turistas em todas as estações do ano. O Sítio fica aberto o ano inteiro, aguardando a visita dos turistas.
Conheça os atrativos do Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo/RS
Conheça os atrativos presentes no Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo, Rio grande do Sul! Acesso o nosso post exclusivo sobre tudo o que fazer no Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo!
Onde comer, onde se hospedar e como chegar ao Sítio em São Miguel das Missões
Saiba mais sobre o Sítio Arqueológico de São Miguel Arcanjo no Rio Grande do Sul, onde comer, onde se hospedar e como chegar no nosso post são Miguel das Missões jesuíticas/RS - onde comer, dormir.
Até a próxima Expedição em Família!
Estava mesmo procurando sobre o sitio arqueológico de São Miguel Arcanjo, quando cai no seu blog. Adorei. Parabéns e obrigada pela ajuda.
ResponderExcluirGente estou “passada”! Já fomos ao RS 5x e nunca fomos a São Miguel das Missões e o pior é que amamos esse tipo de turismo :( na próxima vou incluir no roteiro.
ResponderExcluirSuper concordo em levar os pequenos, depois eles crescem apaixonados como os pais
Estava pesquisando sobre as Missões Jesuíticas quando descobri o Sítio Arqueológico de São Miguel. Eu acho incrível poder visitar lugares como esse, tão cheio de histórias. Obrigada por compartilhar as informações tão completas.
ResponderExcluirEstou planejando conhecer o interior do RS de carro e São Miguel não pode ficar de fora, né? Gostei muito do seu blog e das dicas, obrigada por compartilhar!
ResponderExcluirO sitio arqueologico de São Miguel Arcanjo, aqui no Rio Grande do Sul é um lugar simplesmente mágico e, como bem apontado neste excelente blog, merece ser conhecido "porque só assim conhecemos nossa identidade e o contexto em que hoje vivemos!" Viver nossa história é conhecer nossa identidade, isso é muita verdade. Também recomendo muito este lugar, fui e quero voltar! Mágico, fantástico, uma imperdível viagem no tempo!
ResponderExcluirO sitio arqueológico de São Miguel Arcanjo é o Sitio arqueológico de São Miguel das Missões? Eu fui em 2020, mas eram 7 missões e eu só fui na de São Miguel das Missões. Quando vi inicialmente achei que era uma das missões dos 7 povos, mas as fotos são praticamente iguais as minhas então eu acho que realmente é o mesmo lugar. Vocês foram no show noturno? Ainda existe o espetáculo de luz e som projetado sobre as ruinas? Eu fui em março de 2020 então não sei se ainda existe..
ResponderExcluir