Veja agora os Patrimônios Culturais em Belo Horizonte que você não pode deixar de conhecer!
Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
A capital Belo Horizonte possui diversos atrativos turísticos incríveis e temos dicas valiosas aqui no blog para você conhecer. E agora vamos compartilhar alguns dos bens que são patrimônios culturais que não podem faltar na sua lista de turismo cultural na capital.
Vamos lá!
Museu Casa Kubitschek: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
O Museu Casa Kubitschek - MCK faz parte do Circuito Turístico e Arquitetônico da Lagoa da Pampulha. Trata-se de um belo exemplar da arquitetura modernista, edificado para servir de residência de fim de semana de Juscelino Kubitschek, quando foi prefeito de Belo Horizonte, entre 1940 e 1945. A casa hoje museu, representa um marco da arquitetura moderna dos anos de 1940, que se refletiu em diversas outras edificações construídas no Brasil. Ela foi projetada por Oscar Niemeyer em meio a um exuberante jardim planejado pelo paisagista Roberto Burle Marx. O Museu Casa Kubitschek em Belo Horizonte foi inaugurado em 2013 com a finalidade oferecer ao público, uma experiência reflexiva e sensitiva por meio do paisagismo, da arquitetura residencial, dos modos de morar no contexto modernista da época e da história da Pampulha.
Funcionamento: Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h
Entrada: Gratuita
Ingressos: Agende a sua visita e retire os seus ingressos gratuitamente
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, 4.188, Bandeirantes. Pampulha. Belo Horizonte.
Conjunto Moderno da Lagoa da Pampulha: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
O Conjunto Moderno da Lagoa da Pampulha foi desenhado por Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Cândido Portinari na década de 1940. Em 2016, esse bem precioso tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.
O Conjunto da Pampulha é composto pelas edificações e pelos jardins da Igreja São Francisco de Assis, pelo Museu de Arte da Pampulha, Casa do Baile, pelo Iate Tênis Clube, pelo espelho d’água e pela orla da Lagoa. Ainda inserido no Conjunto, estão as ambiências do entorno como a Praça Dino Barbieri e a Praça Alberto Dalva Simão, também desenhadas por Burle Marx. Os painéis em azulejos de Cândido Portinari e as esculturas de grandes artistas, como José Alves Pedrosa, também fazem parte desse conjunto.
Endereço: Avenida Otacílio Negrão de Lima, s/n, bairro São Luiz, Belo Horizonte.
Museu de Artes e Ofícios: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
O prédio da Estação Ferroviária, atual Museu de Artes e Ofícios foi projetado pelo engenheiro-chefe da construção, por Caetano Lopes, e foi desenhada pelo arquiteto Luiz Olivieri com traços estilísticos condizentes ao momento em que a capital aspirava, de pleno desenvolvimento. O prédio está inserido no Conjunto Paisagístico e Arquitetônico da Praça Rui Barbosa, Praça da Estação foi tombado em 1988 em nível estadual.
No Museu de Artes e Ofícios os visitantes têm a oportunidade de conhecer uma diversidade de artefatos, instrumentos, ferramentas, materiais voltados aos ofícios exercidos entre os séculos XVIII e início do XX no Brasil.
O MAO é o primeiro e único museu da América Latina totalmente dedicado à temática do Trabalho e expõe o seu acervo em uma área de 9.000 m2 de área. Seu riquíssimo acervo é constituído de objetos representativos da cultura do trabalho, das artes, dos ofícios e atividades laborais exercidas no Brasil desde o século XVIII. Mais recentemente, o Museu inaugurou um novo espaço, um novo setor, dedicado às ciências e tecnologias, onde, além de acervo, exibe vídeos educativos e atividades interativas, além de jogos.
Endereço do Museu físico: Praça Rui Barbosa, s/n Centro. Belo Horizonte.
Funcionamento: Terça feira somente visitas agendas; Quarta a sexta feira de 11 às 17h; Sábados e feriados de 9 às 17h. Durante o período de pandemia, o Museu se encontra fechado.
Entrada: Gratuita
Presépio do Pipiripau: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
O Presépio do Piripipau está inserido no Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). O presépio é um bem patrimonial de Belo Horizonte muito importante para a arte popular mineira. Ele foi construído ao longo do século XX pelo artesão Raimundo Machado. No presépio estão presentes 586 figuras móveis que se movimentam de maneira sincronizada e são distribuídas por 45 cenas que contam a história da vida e da morte de Jesus Cristo. Foi em 1906 que Raimundo, com 12 anos, colocou a imagem do Menino Jesus em uma caixinha de sapatos forrada de musgos e cabelos de milho. Assim teve início a construção do presépio. Em 1996 o presépio do Pipiripau foi doado à UFMG e tombado em 1984 pelo patrimônio histórico nacional.
Mercado Central: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
O Mercado Central de Belo Horizonte faz parte da história, da cultura e da tradição mineira. São 90 anos de muita história e tradição, visitada por diferentes turistas e frequentada pelos mineiros. Ele foi idealizado na década de 1920 e inaugurado em 1929, no ferido de 7 de setembro. O objetivo era, em um único lugar, na capital, reunir todos os produtos destinados a abastecer os habitantes da capital.
Na capital, este espaço logra reunir os bens mais típicos da mineiridade, que exaltam a identidade belohorizontina, mas, sobretudo, a identidade cultural mineira. Ali você encontra a autêntica comida mineira, os quitutes, os doces, as iguarias, os temperos de Minas. Saboreia um pouquinho de cada delícia misturada ao aroma da gastronomia tão tipicamente mineira. Os aromas também saem da gastronomia e vão para o lado das essências e das flores. Além das delícias gastronômicas e aromas que perfumam a casa, no Mercado central é possível encontrar artesanato que adornam a casa, diferentes utilitários, ervas medicinais, objetos de crenças e muitas cores.
Endereço: Avenida Augusto de Lima, 744. Centro. Belo Horizonte.
Funcionamento:
Segunda a sábado, das 8h às 18h.
Domingo e feriados 8h às 13h.
Museu Histórico Abílio Barreto: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
O Museu Histórico Abílio Barreto é mais um espaço de lazer e também cultura onde as crianças podem ser levadas. Ele, que remete à gênese da Nova Capital de Minas, foi inaugurado em 1943, mas a edificação é datada de 1883. O casarão, tombado em 1951, era sede da antiga Fazenda do Leitão. No ano de 1998 foi inaugurado, atrás do casarão, o edifício-sede, o palco ao ar livre e os jardins que integram um espaço de educação e lazer. Tanto o antigo casarão quanto o novo edifício recebem exposições gratuitas destinadas a crianças e adultos. Quando estivemos por lá, visitamos todas!
Circuito da Praça da Liberdade: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
No ano de 2010 o Conjunto da Praça da Liberdade foi transformado em um complexo cultural, com foco nas atividades artísticas, históricas, culturais e de preservação do patrimônio mineiro, surgindo então o Circuito Cultural Praça da Liberdade . Os belos e históricos palácios que sediaram as secretarias do Governo passaram por restaurações a fim de abrigar museus e centros de cultura que valorizassem a cultura mineira e divulgassem as demais culturas. Outros prédios, situados no entorno da Praça, também se tonaram equipamentos culturais desse Complexo. O Circuito Cultural Praça da Liberdade iniciou com 16 equipamentos que oferecem, ao público, exposições e diferentes atividades voltadas à cultural. O Palácio da Liberdade, Museu das Minas e do Metal, Memorial Minas Gerais - Vale, Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais, Centro Cultural do Banco do Brasil, Espaço do Conhecimento UFMG, Edifício Rainha da Sucata, Casa Fiat de Cultura, Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, Arquivo Público Mineiro, Museu Mineiro, Centro de Arte Popular Cemig são alguns deles
Endereço: Praça da Liberdade, s/n. Funcionários. Belo Horizonte.
Igreja de São José: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer
A Igreja de São José está implantada bem na região central da capital mineira está a Igreja de São José, hoje um Santuário. Sua edificação é datada do limiar do século, tendo a sua pedra fundamental lançada em 20 de abril de 1902.
O projeto arquitetônico foi assinado pelo arquiteto Edgar Nascentes Coelho, sendo o seu construtor, o Irmão Gregório Mulders, C.Ss.R. As escadarias tem o projeto e execução do Irmão Verenfrido Vogels, C.Ss.R.
Adotando o estilística arquitetônica difundida em basílicas no período de sua fundação, a Igreja de São José detém traços do ecletismo, com três naves, absides poligonais e projeção frontal do corpo da torre central. Além de vitrais coloridos, em composição e ornatos geométricos nas guarnições e estrelas, ou flores, no coroamento.
As obras foram concluídas em 1912 e, atualmente, as suas camadas pictóricas tem as mesmas cores das camadas da época de sua inauguração. Sua ornamentação pictórica é do artista alemão Guilherme Schumacher.
Endereço: Rua Tupis, 164 Centro, Belo Horizonte
Funcionamento: Domingo: 7h, 8h30, 10h, 11h30, 16h, 17h30 e 19h
Segundas, Quartas, Quintas, Sextas e Sábados: 7h, 8h e 18h.
Terças: fechada para manutenção.
Entrada: Gratuita
Conheça agora outros patrimônios culturais dignos de serem visitados:
Descobrir Viajando - Património Cultural Imaterial da UNESCO em Portugal
Vamos viajar pra onde agora? - 5 Patrimônios Culturais do RJ
Destinos Por Onde Andei… - Centro Histórico de Santiago de Compostela
Até a próxima Expedição em Família!
Belo Horizonte não cansa de surpreender a gente né? Cada vez que vou pra cidade saio de lá com uma lista nova de lugares pra conhecer da próxima vez rsrs adorei seu post de patrimônios culturais, vou incluir no próximo roteiro!
ResponderExcluirEstou com viagem marcada com a família pra MG, faremos BH e cidades históricas. Estou me deliciando como seu blog, já anotei muita coisa. Adorei saber sobre os Patrimônios culturais de Belo Horizonte, a lista de atrações só faz aumentar :).
ResponderExcluirNossa estou surpresa em saber que em Minas Gerais tem tanto lugares interessantes e alguns patrimônios culturais! Amei saber mais sobre esse estado tão lindo
ResponderExcluirDelícia de postagem. Adoro Belo Horizonte. Morei lá dois anos e não me canso de visitar esses patrimônios culturais.
ResponderExcluirQue cidade linda! Sou doida pra conhecer Belo Horizonte e Minas, de um modo geral. Ainda vou lá e com as suas dicas preciosas!
ResponderExcluirEncantada com esses patrimônios culturais de Belo horizonte! Nunca estive na cidade, mas me parece ter muitos atrativos legais para visitar.
ResponderExcluirOi, Deyse. Acredita que de suas dicas em: Belo Horizonte - Patrimônios Culturais que você precisa conhecer, só não conheço ainda o Museu Casa Kubitschek, que aliás sou louca para visitar?
ResponderExcluirSão atrações imperdíveis na capital mineira que você selecionou muito bem, pois são muito importantes.
O Presépio do Pipiripau visitei quando era criança e na própria casa de seu criador; pretendo visitá-lo novamente para poder admirá-lo agora pelo olhar de um adulto. Vai ser muito interessante!
Não tinha ideia que Belo Horizonte tinha tanto património cultural para ver. Fiquei cheia de curiosidade para conhecer cada um desses locais.
ResponderExcluirEu adoro passeios por patrimônios Culturais.
ResponderExcluirAinda não fui a esses de Belo Horizonte ma, pretendo ir em breve.
Adorei sua seleção
Essa lista de patrimônios culturais faz parte da minha história. Lugares em Belo Horizonte que realmente um visitante precisa conhecer. Adorei!
ResponderExcluirPatrimônios culturais interessantíssimos arrolados no blog. Casa residência de fim de semana de J. Kubitscheck, o conjunto da Pampulha, Museu de Artes e Ofícios (antes prédio da Estação Ferroviária), Mercado Central, Museu Histórico Abílio Barreto, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Igreja de São José. E o impressionante presépio de Piripipau( fiquei apaixonada pela obra lendo o blog). Elenco de atrações bem anotadas para visitar, amei.
ResponderExcluirDefeinitivamente preciso conhecer belo horizonte! Eu amo patrimonios culturais, e já tinha ouvido falar de alguns patrimonios culturais de Belo Horizonte como a Casa de Jucelino Kubichek e o Conjunto moderno da lagoa da pampulha, sou fã de Oscar Niemayer. Lindas essas ingrejas eu não conhecia! Nem o museu histórico abilio barreto! Que legal esse presépio!! Achei lindo e mais lindo ainda por ser feito no Brasil e ter sido tombado como patrimonio histórico! Uma dica se vocês curtem presepío quando vierem a São Paulo, não deixa de ir no Museu de Arte Sacra de São Paulo, fica a poucos quarteirões da estação da Luz e da pinacoteca do estado de São Paulo. Pouca gente conhece esse museu, mas Lá tem o 3 maior presépio do mundo e certamente o maior do Brasil. O presépio é italiano tem 200 anos e tem 10 metros de comprimento e milhares de peças, é simplesmente maravilhoso e apaixonante! Mas pesquisa o horário antes no site porque ele fica separado do museu e não fica aberto o dia todo, só determinadas horas do dia e da tarde. e um dia da semana não abre.
ResponderExcluir