Descubra tudo o que pode fazer em Inhotim em 1 dia!
O que fazer em Inhotim em 1 dia
Informações Gerais - O que fazer em Inhotim em 1 dia
O Instituto Inhotim está situado a 55,4km da capital de Minas, via BR-381, na cidade de Brumadinho, na Estrada Real.
Ele é um grande espaço que abriga um importante acervo de Arte Contemporânea dentro de uma espécie de jardim botânico, conferindo à ambiência todo um charme bucólico e contemporâneo.
Por todo o seu tamanho, ele é considerado o maior museu aberto de arte contemporânea e Jardim Botânico da América Latina.
Um lugar ideal para passear, descansar e entreter. Sem dúvida um ambiente maravilhoso, criativo, paradisíaco por meio de seus belíssimos jardins, e imperdível para um passeio bate volta a partir da capital mineira.
Em 2008 o Instituto Inhotim foi reconhecido como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Governo de Minas Gerais.
O Inhotim é uma entidade privada, sem fins lucrativos, mantida com recursos de doações de pessoas físicas e jurídicas (diretas ou por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura), pela bilheteria e realização de eventos.
Idealizado desde a década de 1980 pelo empresário mineiro Bernardo de Mello Paz, do solo ferroso de uma fazenda da região nasceu, em 2006, um dos maiores museus a céu aberto do mundo.
Este museu de Arte Contemporânea possui uma localização privilegiada. Ele está situado entre os biomas da Mata Atlântica e do Cerrado. Suas paisagens exuberantes estão ao longo dos 140 hectares de visitação, revelando uma experiência única ao visitante, mesclando arte e natureza.
São cerca de 1.862 obras de mais de 280 artistas, de 43 países, disponíveis no acervo e exibidas ao ar livre e em galerias em meio a um Jardim Botânico com mais de 4,3 mil espécies botânicas raras, advindas de todos os continentes.
São diversas obras expostas como as de Amílcar de Castro e Tunga, em meio aos lindos jardins botânicos como o de Pau-brasil e Samambaia- gigantes, jardins temáticos como o Jardim Desértico e o Largo das Orquídeas, e várias galerias como a Galeria Lago e a Galeria True Rouge.
Por lá, além de lojas de presentes, há também restaurantes requintados e boas lanchonetes. Vale a pena um dia inteiro de visita
Jardim Botânico - O que fazer em Inhotim em 1 dia
Passear pelas alamedas e pelos jardins do Instituto Inhotim é mais do que contemplar sua exuberância paisagística e artística. Ele está imerso em uma porção remanescente de Mata Atlântica e Cerrado. O Instituto constitui ainda em um campo de pesquisa científica e uma ferramenta de conservação e educação ambiental.
Entre os anos 2000 e 2004, Luiz Carlos Orsini assinou o projeto paisagístico de 25 hectares. Atualmente, o Instituto é referência nacional e internacional em paisagismo tropical contemporâneo.
Em sua totalidade, são mais de 140 hectares de área de visitação e uma extensão de 250 hectares de Reserva Particular de Patrimônio Natural Inhotim (RPPN).
O Jardim Botânico do Inhotim realiza a gestão do acervo e das coleções botânicas, formadas por mais de 4,3 mil espécies nativas brasileiras e exóticas de diferentes locais do mundo.
Em 2021, o Instituto Inhotim foi contemplado pelo Grant Awarded – BGCI’s Global Botanic Garden Fund, incentivo internacional que reconhece e apoia projetos que atuam em prol da conservação de plantas.
Acervo ao ar livre no Jardim Botânico - O que fazer em Inhotim em 1 dia
O Instituto Inhotim expõe, de maneira permanente, um acervo de arte contemporânea de excelência internacionalmente reconhecida.
Caminhar seus jardins, galerias e obras externas em meio à paisagem exuberante propicia aos artistas e visitantes uma foram de exposição singular, em que arte e paisagismo se entrelaçam para a criação de uma experiência singular.
O projeto de curadoria de Inhotim é resultado de um trabalho investigativo com o objetivo de compreender, através de fontes documentais, materiais, bibliográficas e visuais, as particularidades da coleção e suas diferentes abordagens e conceitos. A missão da curadoria é produzir conhecimento e divulgá-lo, seja por meio de exposições, publicações ou por ações digitais.
Todas as obras são consideradas bem marcantes, com seu brilho próprio. Há algumas que se destacam ainda mais em meio à exuberante vegetação local.
Destacaremos algumas aqui para despertar ainda mais o seu desejo de conhecer o parque.
A obra anterior, Abre a porta (2006) também é de mesma autoria e retrata um préstito religioso de origem africana, com integrantes dos grupos locais de Congado e Moçambique. Essas obras representam os costumes e as tradições de comunidades vizinhas ao Instituto Inhotim.
A linda obra a seguir é a pedra Gui Tuo Bei (2001), pelo artista Zhang Huan. Ela está situada ao final da alameda que leva à sede da antiga fazenda que hoje abriga o Instituto Inhotim. Essa escultura parte da tradição da cultura chinesa e faz referência aos monumentos monolíticos carregados por uma tartaruga, tão comuns em lugares sagrados e espaços públicos da China.
Na escultura foi gravado um texto que narra um provérbio sobre um homem que, mesmo em idade avançada, logra mover as montanhas que bloqueavam o caminho para sua casa. A escultura representa a determinação e o esforço também na figura da tartaruga, que tem em sua face o rosto de Zhang Huan esculpido, como referência ao trabalho de carregar uma tradição e de pensar para além dela.
O nome desta bela obra é Troca-troca (2002), do artista Jarbas Lopes composta por três fuscas coloridos, amarelo, azul e vermelho, originalmente. Todos eles tiveram suas latarias trocadas, resultando em três carros multicoloridos. Eles foram usados em 2002, pelo artista em uma viagem do Rio de Janeiro a Curitiba. No ano de 2007, após o restauro, os carros foram novamente usados para um passeio de Belo Horizonte a Brumadinho.
Eles são expostos tanto em ar livre quanto em espaços abrigados. Na ocasião desta foto, os mesmos se encontravam dentro de uma galeria fechada, dentro do parque.
A cor é outro elemento fundamental na produção do artista. A obra é constituída de nove paredes articuladas em alvenaria, tinta acrílica, tela de arame e vidro. A luz natural projetada nas paredes coloridas ao longo dia deixa a obra ainda mais bela.
Galerias no Jardim Botânico - O que fazer em Inhotim em 1 dia
Acima temos a galeria Cosmococa/CC5 Hendrix-War, de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida, onde existem 5 projetores, slides, trilha sonora de Jimi Hendrix, equipamento de áudio e várias redes estendidas nas quais você pode se acomodar, como a nossa pequena o fez. O título CC5/Hendrix-War é uma homenagem a Jimmy Hendrix (1942-1970) e a War Heroes (1972). Dentro da sala, enquanto a trilha sonora reproduz as nove músicas da obra de Hendrix, a capa do disco é projetada nas paredes e no teto da sala.
A galeria da imagem anterior retrata o Cosmococa/CC3 Maileryn de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida. Na sala há 5 projetores, slides, areia coberta de vinil transparente, balões, trilha sonora (Yma Sumac) e equipamento de áudio. O título é uma união do nome de Marilyn Monroe (1926-1962) e do escritor Norman Mailer (1923-2007), quem escreveu a biografia dessa atriz. Nas paredes e no teto são projetadas as imagens do rosto de Marilyn Monroe na capa do livro, que sofre intervenções com mancoquilagens. O piso da sala é irregular e o público pode interagir com os balões laranjas e amarelos. Na trilha sonora emitidas canções latinas da cantora peruana Yma Sumac.
A galeria anterior é Cosmococa/CC2 Onobject de Hélio Oiticica e Neville D’Almeida. Nela existem 4 projetores, slides, espuma revestida com tecido, bolas, cubos, cones, cilindros de espuma revestidos com tecido, trilha sonora de Yoko Ono e som de telefone, equipamento de áudio. As obras constituem ambientes plurissensoriais, interativos, convidativos à participação do visitante. O título Onobject é uma referência à artista Yoko Ono e a palavra object. O chão é revestido por uma espuma de colchão espessa que desestabiliza o corpo do visitante, induzindo o público ao movimento.
O espaço possui espumas formas geométricas nas cores azul, vermelha e amarelo, feitas também em espuma, que podem ser usadas pelo visitante. São várias as imagens projetadas como as capas “mancoquiladas” dos livros de Yoko Ono; Martin Heidegger; e de Charles Manson. A trilha é composta por sons de telefone e músicas retiradas do álbum Fly (1971), de Yoko Ono.
Além dessas galerias mencionadas, o instituto Inhotim possui mais dezenas de galerias interativas e convidativas para se conhecer.
O Instituto Inhotim também recebe, periodicamente, exposições temporárias e itinerárias, como foi o caso da famosa obra Spider, da artista francesa de Louise Bourgeois, em 2018 e 2019. A famosa obra de bronze que detém 5 metros de altura, 5 metros de largura e 3 metros de comprimento representa a força da mulher mãe, lutadora, protetora, defensora, trabalhadora, aguerrida e corajosa, inserida em uma sociedade machista.
Onde comer - O que fazer em Inhotim em 1 dia
No Museu você encontra diferentes pontos de alimentação distribuídos ao longo do parque, tanto para almoço e lanche. Segue a lista das opções:
Restaurante Tamboril
Espaço Igrejinha
Oop Café - Galeria True Rouge
Bayo - Galeria Miguel Rio Branco
Lanchonete Fonte
Restaurante Oiticica
Café das Flores
Hack - Galpão
Casa de Sucos
Pizzaria do Teatro
Visitação - O que fazer em Inhotim em 1 dia
Funcionamento:
Terça a sexta-feira: 09h30 às 16h30
Sábado, domingo e feriado: 09h30 às 17h30
Endereço: Rua B, 20, Inhotim. Brumadinho, MG.
Como chegar (informações copiadas do site do instituto em jan./2024):
De carro: Acesso pela Rodovia BR-381 (passando por Mário Campos) ou pela Rodovia BR-040 (passando por Piedade do Paraopeba).
Estacionamento gratuito.
De transfer/ônibus:
Transfer Belvitur
Embarque: 7h45
Saída: 8h.
Ponto de embarque: Hotel Holiday INN, Rua Professor Moraes, nº 600 – Savassi, Belo Horizonte. Ver no mapa.
Retorno: terça a sexta-feira, às 16h30 | sábado, domingo e feriado, às 17h30.
Valores: R$ 120 ida e volta e R$ 65 apenas um trecho.
Agendamentos pelo telefone (31) 3195-9090 (Contato apenas por Whatsapp) ou pelo site http://www.beticket.com.br.
As reservas só serão garantidas mediante pagamento antecipado. É preciso solicitar o serviço com, no mínimo, 24h de antecedência, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Não será possível solicitar o serviço no dia da visita. Agendamentos para sábado e domingo poderão ser feitos até às 15h da sexta-feira anterior à data da visita.
Viação Cia Coordenadas
Saída: 8h15.
Retorno: terça a sexta-feira, às 16h30 | sábado, domingo e feriado, às 17h30.
Ponto de embarque: Rodoviária de Belo Horizonte, Belo Horizonte. Ver no mapa.
Valores: R$ 60,67 ida | R$ 53,80 volta. Clique para comprar sua passagem ou dirija-se à bilheteria da Cia Coordenadas na Rodoviária de Belo Horizonte. Para mais informações, entre em contato pelo Whatsapp 0800 029 5000.
Informações detalhadas, acesse o Portal .
Aproveite e conheça outras atrações de blogs parceiros!
Vamos viajar pra onde agora? O que fazer em 1 dia em Arraial do Cabo
Descobrir Viajando - Visitar Vigo em 1 dia: o que ver e fazer na bonita cidade da Galiza
6 Viajantes - O que fazer em 1 dia em Itanhaém
Cantinho de Ná - Bichinho: o que fazer em 1 dia
Chicas Lokas na Estrada – O que Fazer em Petrópolis em 1 dia
Até a próxima Expedição em Família!
Estivemos em Inhotim por 1 dia e adoramos. Meus filhos já são adultos (20 e 24) e ficaram encantados com o que viram por lá. É um passeio imperdível para quem está conhecendo MG.
ResponderExcluirFiquei encantada com o Instituto Inhotim e o sei Jardim Botânico, que local bonito. Deve ser maravilhoso passear pelo local.
ResponderExcluirEstou louca para conhecer Inhotim. Adorei saber que posso passear por lá em 1 dia, Só ouço coisas maravilhosas do destino e acabei de constatar no seu psot.
ResponderExcluirSempre ouço relatos maravilhosos sobre Inhotim. Bom saber que é possível visitar esse destino incrível em apenas um dia!
ResponderExcluirJá tinha ouvido falar nesse instituto mesmo. E realmente esse é o tipo de passeio que vai um dia inteiro. Quando se fala o que fazer em um dia aí a pessoa coloca 200 coisas eu penso, só se for pra passar na frente e tirar foto pq senão não rola...eu gosto de conhecer os lugares, entrar nos pontos turísticos, ver tudo sem pressa.. amei sua sugestão do que fazer em 1 dia em Inhotim. Certamente quando eu fizer uma roadtrip em Minas Gerais vou colocar esse instituto no meu roteiro.
ResponderExcluirInhotim é um lugar maravilhoso. Neste post você mostrou com maestria tudo o que podemos fazer em Inhotim em um dia! São dicas valiosas para quem quer conhecer o museu. Amei as fotos!
ResponderExcluirPassei 1 dia no Inhotim e foi incrível. Muita coisa interessante para fazer por lá! Seu post me deu vontade de voltar!
ResponderExcluir